Governo de Rondônia
Quarta, 05 de maio de 2021

DESENVOLVIMENTO

Avanços do Consórcio e preocupação com educação marcam Fórum de Governadores do Brasil Central, em Porto Velho

07 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

reunia%cc%83o-do-forum-dos-governadores-e-almoc%cc%a7o-07-10-16-35

Governadores de Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

O Fórum de Governadores do Brasil Central encerrou a reunião de Porto Velho, nesta sexta-feira (07), com manifestações de entusiasmo em relação com os avanços produzidos e as perspectivas que se abrem para soluções para problemas comuns.  O setor educacional, entretanto, não produziu os avanços esperados antes os investimentos. Anfitrião do evento, o governador Confúcio Moura reiterou que o bloco é a proposta ao país, para que encontrar soluções para os questões regionais.

A reunião é parte do Consórcio de Governadores do Brasil Central, do qual fazem parte Rondônia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

Segundo o presidente do consórcio, Marconi Perillo, governador de Goiás, o bloco está consolidado e já demonstrou força no cenário nacional. Como exemplo, citou o compromisso do governo federal em rediscutir as dívidas dos estados com a União.

Da reunião de Rondônia resultou a Carta de Porto Velho, que será encaminhada ao presidente da República Michel Temer. Nela estão considerações sobre as questões de interesse dos estados do Brasil Central.

FORÇA

Perillo declarou que o novo governo central já deu demonstrações de que dialoga com todos os setores. “Temos sido muito bem acolhidos nos pleitos que apresentamos”, disse ele.

Um dos assuntos mais citados entre os governadores foi o estabelecimento de mercado comum, o que vai fazer com que mercadorias sejam comercializadas entre os estados. O tema foi apresentado pelo secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga. Ele estima que Rondônia vai comprar, nos próximos anos, R$ 1, 4 bilhão em fertilizantes do Mato Grosso.

O produto ainda vem do Paraná e Rio Grande do Sul, e fica mais caro por conta do frete. Para conquista este comércio, o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, articulou para reduziu os impostos a fim de tornar o preço competitivo.

COMPRAS

O consórcio deve avançar, segundo os governadores, no comércio de outros produtos, como os medicamentos mais caros, que podem ser adquiridos em grande quantidade pelo bloco.

Entre mais entusiasmados com as inovações conquistadas pelo consórcio, Rodrigo Rollemberg, governador do Distrito Federal, parabenizou a iniciativa da Câmara de Administração do Consórcio, que propôs a contratação de uma consultoria para identificar os produtos regionais que podem ser comercializados internamente e fazer bem à receita dos governos.

Pedro Taques, governador do Mato Grosso, compartilhou o entusiasmo de Rollemberg e previu que o país ainda vai conhecer melhor o Brasil Central a partir das experiências do consórcio.

Governadores discutiram ações nesta sexta-feira

Governadores discutiram ações nesta sexta-feira

EDUCAÇÃO

O fórum foi marcado, também, pela explanação feita por Ricardo Paes de Barros, economista chefe do Instituto Ayrton Senna, a respeito das respostas ao investimento feito na educação nos estados. Os números apresentados indicam que os gastos não correspondem aos resultados inesperados. Ele criticou o debate ideológico travado neste campo e acentuou que o corporativismo é um componente negativo no projeto.

Outro assunto que os governadores acolheram com interesse foi a proposta de parceria com o Hospital Sírio Libanês para a gestão de unidades de saúde nos estados. O assunto, tratado pelo diretor geral da instituição, Antônio Carlos Lara, é objeto de pacto firmado pelos governadores, que acolherão a experiência.

REELEIÇÃO

Informalmente, Perillo foi reeleito para outro mandato à frente do consórcio, mas a recondução ao cargo só será concretizada no início de dezembro, no Distrito Federal, onde ocorre a última reunião anual do bloco.

Participaram os governadores Reinaldo Azambuja, governador do Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, do Tocantins.

Veja galeria de fotos

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe