Governo de Rondônia
20/04/2024

GARIMPO

Balsas de extração ilegal colocam em risco a navegação no rio Madeira

20 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O Porto Público de Porto Velho, assim como os demais Terminais de Uso Privativo (TUP), está localizado em uma área de preservação, onde a extração de minérios é proibida. Esta área corresponde ao trecho do entorno das Usinas Hidrelétricas do rio Madeira, passando pela curva do Belmont, onde estão concentrados os TUPs e balsas que transportam combustível e gás de cozinha até a divisa com o Estado do Amazonas.

Garimpagem no rio Madeira põe em risco a segurança na navegação

Levantamento da Fenavega apontou mais de 300 flutuantes com dragas em setembro em um trecho de cerca de dois mil metros

Em setembro deste ano, levantamento da Federação Nacional das Empresas de Navegação (Fenavega) apontou a existência de mais de 300 flutuantes com dragas de garimpo em um trecho de aproximadamente dois mil metros. Segundo o presidente da entidade, Raimundo Holanda, o risco de acidentes entre as embarcações deixa as entidades envolvidas com o setor da navegação em alerta. “É uma situação preocupante e absurda. Caso ocorra uma colisão com balsas de combustíveis causará consequências de grandes proporções. Uma tragédia que nunca será esquecida. Os garimpeiros atuam em plena luz do dia e ao longo da madrugada”, enfatiza Holanda.

Recentemente, foi realizada uma Operação denominada “Azougue” pela Secretaria de Estado de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec) em parceria com as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam), Polícias Federal e Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Sociedade de Porto e Hidrovias e do Estado (Soph) para combater o garimpo ilegal no rio Madeira.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos dos Reis, outras operações poderão ser realizadas dando continuidade ao combate às atividades ilegais que colocam em risco a navegação. Ele também pediu a compreensão de todos os envolvidos para que cumpram a legislação e deixem de realizar a atividade considerada ilegal.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo