RECURSOS

Bancada federal de Rondônia define emendas para o estado no orçamento da União de 2017

07 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A bancada federal de Rondônia esteve reunida na terça-feira (5), no Senado, com representantes do estado, para discutir as emendas coletivas direcionadas à duplicação da BR-364, construção da ponte binacional Brasil/Bolívia no município de Guajará-Mirim, investimentos no turismo  e a regulamentação do Programa de Desenvolvimento da  Aviação Regional (PDAR).

Senadores receberam representantes de Rondônia para discutir emendas para o estado

No primeiro momento, representantes da Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) solicitaram aos parlamentares federais empenho para assegurar os recursos necessários ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2017, no intuito de promover a estruturação e desenvolvimento do setor turístico e apoio na internacionalização do Aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho.

O vice-presidente da Fecomércio, Gladstone Frota, afirmou que a internacionalização do aeroporto da capital é uma necessidade para o fomento do turismo regional e, segundo ele, o intuito é angariar apoio de recursos da ordem de R$ 4,5 milhões para alfandegar o aeroporto Jorge Teixeira. “Em princípio estamos adequando o aeroporto de Porto Velho. Isso não quer dizer que no futuro a gente não dê sequência para investimento em outros aeroportos no estado”, explicou.

Para a deputada Marinha Raupp, a bancada federal, numa  ação integrada, defende o incremento do turismo na região. “O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional é uma lei já aprovada em 2015. Nós estamos pedindo a regulamentação da Lei 13097/15, e fizemos agora uma indicação ao presidente interino Michel Temer, e com o apoio da bancada, do governo do estado, da Fecomércio e a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), estamos encaminhando para a regulamentação. Isso vai trazer um subsídio, uma subvenção econômica para as empresas fazerem o fortalecimento dos voos regionais, isso vai ser muito importante para Rondônia”, enfatizou a deputada.

Marinha Raupp destacou, também, a aprovação da emenda para a construção da ponte de integração Brasil Bolívia. “Nós, com o governo do estado, governador Confúcio Moura, instalamos o Comitê de Fronteira na Bolívia para discutir esse desenvolvimento dentro da fronteira, assim como Michel Temer que é responsável também por esse programa”, afirmou.

A duplicação da BR-364 foi outra emenda aprovada pela bancada federal, que segundo a deputada é extremamente importante. “Dessa forma, mostramos como a bancada de Rondônia, com maturidade política, com parceria, com união consegue fazer o encaminhamento para o governo federal”, ressaltou.

Participaram ainda da reunião, os senadores Valdir Raupp, Acir Gurgacz e Ivo Cassol, além dos deputados Lindomar Garçon, Marinha Raupp, Nilton Capixaba e Luiz Cláudio. A superintendente de Integração do Governo de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel, também esteve presente.

Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Zózimo Macedo