DIÁLOGO

Bancada federal reúne com governador Daniel Pereira para apresentar emendas e demandas para o estado de Rondônia

26 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Senadores e deputados se reúnem com governador

Os três senadores e os oito deputados federais de Rondônia estiveram reunidos na noite da última quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados com o governador Daniel Pereira, para discutir as emendas parlamentares de 2015 que estão sendo executadas e as emendas de 2017  para serem concretizadas em 2018 , além de  outros temas  referentes à infraestrutura do estado

A reunião que foi solicitada pelo governador teve início em dezembro de 2015, quando o então vice-governador Daniel Pereira, participou das discussões que definiram  as emendas que seriam apresentadas em máquinas e equipamentos  para serem distribuídos aos municípios  de Rondônia e ao setor produtivo.

Para o governador, nesse momento está acontecendo o processo final das licitações, por isso a importância em fazer a distribuição desses equipamentos, que pela primeira vez o estado constrói uma agenda de bancada  com as suas emendas coletivas em 100% aplicadas.

De acordo com Daniel Pereira, os produtores rurais do estado receberão mais de 500 máquinas e equipamentos. “Vamos fazer  este ano a distribuição dos  maquinários para todos os municípios de Rondônia. Nossos prefeitos terão patrols, caminhões, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras para que eles possam atender os seus munícipes. isso é bom para todo mundo, vai desafogar o estado”, explicou.

Daniel Pereira também teve conhecimento das novas emendas que foram apresentadas e aprovadas  para o ano de 2018, e uma das mais importantes delas, segundo ele, são os R$ 84 milhões destinados a manutenção da BR-364. “Cada centavo que é colocado ali são vidas e patrimônios que estamos preservando”, enfatizou.

O projeto para a recuperação da avenida Leverger, uma das principais avenidas do município de Guajará-Mirim, feito pelo Governo do Estado foi outra demanda apresentada por Daniel Pereira à bancada federal. Segundo ele, devido a uma série de fatores, esta avenida alaga, causa prejuízo  material e sofrimento para a população  de Guajará-Mirim. “A intenção do governador Confúcio Moura era de o estado fazer, mas ela ficou orçada em R$ 23 milhões, isso extrapola a capacidade de investimentos do estado naquela localidade . Então nós  trouxemos  esse projeto para a bancada federal,  quem sabe a gente aproveita  para o final de ano uma sobra de recurso  para a gente atender aquela população sofrida, ordeira e trabalhadora de Guajará-Mirim”, explicou Daniel.

Transposição dos servidores

Durante a reunião com a bancada, o governador  citou a questão do processo dos 1.800 servidores transpostos que está pronto. Para ele esse ato significaria uma economia de mais de R$ 50 milhões  aos cofres do estado e pediu o apoio nesse sentido. “Se nós deixássemos de pagar o salário desses servidores a partir do mês de junho ou julho deste ano”, argumentou.

Regularização fundiária

Demandas como a regularização fundiária foi outro assunto em discussão na reunião.  Para o governador, Rondônia é um estado que será pacificado e terá um equilíbrio ambiental com possibilidade de  crescer economicamente podendo dobrar o seu Produto Interno Bruto (PIB) com um esforço concentrado na e promoção da regularização fundiária. “O governador Confúcio Moura  já fez um grande trabalho  no primeiro mandato, dando continuidade no segundo, mas ainda tem muita coisa a fazer nessa área”, asseverou

Saúde

Os hospitais de Guajará-Mirim e o Hospital de Amor da Amazônia (hospital do Câncer)  são dois hospitais emblemáticos, de acordo com o governador. Para ele, o hospital do Câncer é  o segundo maior hospital do câncer do Brasil, construído na Amazônia. “É um hospital que está fisicamente em Rondônia, mas atende toda a população do norte do Brasil, e parte Centro Oeste, quando a população de mato grosso também se desloca para lá.  Inclusive do país vizinho, da Bolívia”, afirmou.

Daniel Pereira disse que esta unidade hospital  trará um custo elevado  para a economia de Rondônia, porque é um hospital com uma medicina especializada de alto nível  e de custo elevado.  Daniel Pereira disse que é preciso discutir esse assunto com o governo federal  e com os estados de Mato Grosso, Acre,  Amazonas , Roraima e até mesmo do Amapá sobre o compartilhamento das despesas.

Sobre o  hospital de Guajará-Mirim,  tão logo esteja pronto,  ele vai custar uma quantia significativa para a sua manutenção. “O  hospital é uma despesa continua. Entra mês, sai mês, entra ano, sai ano e aquele hospital tem que ser dado a sua devida manutenção. uma necessidade da população de Guajará, mas há uma impossibilidade monetária do governo do estado nesse momento  de poder fazer tudo aquilo que aquela população precisa e merece. Então trouxemos esse assunto para compartilhar com a nossa bancada”.

O deputado Lindomar Garçon, coordenador  da bancada federal de Rondônia, disse que foi um gesto de muita grandeza do governador em pedir esta audiência com a bancada, e segundo ele, pela primeira vez,  a bancada por unanimidade está presentes à reunião. “Daniel Pereira mostrou que é possível fazer a unidade da bancada e foi a reunião sem qualquer tipo de constrangimento, muito proveitosa para o estado de Rondônia”, concluiu.

O senadores Valdir Raupp, Ivo Cassol e Acir Gurgacz, como  os demais parlamentares se comprometeram a dar apoio integral ao governo do estado nas demandas apresentadas pelo governador. Participaram também da reunião, o secretário-chefe da Casa Civil, Eurípedes  Miranda, o superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Carlos Terceiros e assessores parlamentares.

Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes