Governo de Rondônia
19/04/2024

ALEITAMENTO MATERNO

Banco de Leite do Hospital de Base, em Porto Velho, abre o Agosto Dourado atendendo a mais de 1,4 mil mães

07 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Enfermeiras atendem uma mãe no Banco de Leite Ágata na manhã desta segunda-feira

O Agosto Dourado começou em Porto Velho. Há vinte anos, no início deste mês o mundo todo promove ações voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Agora, a campanha dura o mês inteiro.

Em Porto Velho, somente em julho, 1.454 mães, em sua maioria de Porto Velho, estiveram sob cuidados do Banco do Leite Santa Ágata, do Hospital de Base Ary Pinheiro, que é referência estadual nessa área.

Por inspiração e apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS), diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos e tantos outros se mobilizam para promover, proteger e apoiar a amamentação.

“Começamos mais uma campanha, e convidamos as mães sempre prontas a doar que voltem a fazê-lo para reforçar o estoque”, apelou hoje (7) a coordenadora do Banco, enfermeira Edilene Macedo Cordeiro.

Durante todos os meses do ano, o leite doado atende somente bebês prematuros de alto risco e de baixo peso. Essa prioridade é mantida.

Conforme explicou a enfermeira, o Agosto Dourado estimula a divulgação do ato da campanha e a presença de profissionais de saúde ao lado das mães. “Desta maneira, elas podem amamentar felizes, com o mínimo de intercorrências possíveis”, observou.

CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO

As normas são simples e de resultados geralmente eficazes: mães não precisam deixar de comer aquilo que estão acostumadas.  “Elas podem, sim, evitar gordura, refrigerante, achocolatado, dando preferência a alimentos saudáveis”, comentou Edilene Cordeiro.

Em resumo, na fase de amamentação, poderão comer o básico [arroz, feijão, salada e frutas], beber água e sucos naturais, sem a necessidade de aumentar o volume de calorias – quinhentas por dia. “Bastam um bife no almoço e outro no jantar”, exemplifica.

MANEJO

O Banco de Leite ampara mães em dificuldade de amamentação. Elas são orientadas para o manejo clínico, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Nós orientamos todas elas e oferecemos consultas especializadas nas áreas médica, de enfermagem e nutrição”, disse a coordenadora.

Há muitos casos de mamilos fissuradas, lesões mamárias e dores diversas.

Segundo Edilene Cordeiro, a amamentação começa ainda na primeira meia hora após o parto, entretanto, apenas a metade de todos os recém-nascidos no mundo colhe os benefícios da amamentação imediata.

Leite materno coletado no Banco do Hospital de Base Ary Pinheiro

EFEITOS PRÁTICOS

►Os benefícios da prática do aleitamento materno para mãe/bebê são fisiológicos, psicológicos, socioeconômico e culturais.

► Isoladamente, sabe-se que a amamentação é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de 13% das crianças menores de cinco anos em todo o mundo por causas previníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que seis milhões de crianças por ano.

► O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade.

SAIBA MAIS
Banco de Leite faz manejo clínico para diminuir dor de mães impossibilitadas de amamentar


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo