Governo de Rondônia
28/03/2024

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Banco do Povo vai levar crédito a extrativistas de unidades de conservação do Estado

16 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação e com o apoio do Banco do povo realizou uma reunião na Unidade de Conservação Rio Cautário, com o objetivo foi levar propostas de crédito aos extrativistas.

A castanha do brasil é o principal produto coletado em duas Unidades de Conservação do Estado, a Rio Cautária e Pacaás Novos. Ocorre que em todo período de safra os atravessadores bolivianos adiantavam dinheiro aos extrativistas que tinham que vender obrigatoriamente aos mesmos por preços abaixo de mercado, além disso, toda a produção deixava o Brasil sem a arrecadação de impostos e retornando com valores impossíveis de concorrência pelas indústrias brasileiras.

Para evitar que isso continue acontecendo o banco do povo irá garantir empréstimos com carência e juros baixos. Estima-se que mais de 20 toneladas saiam todos os anos sem a tributação legal, a Sedam fiscalizará a saída deste produto durante toda a safra.

O Estado estará presente e fomentando políticas públicas estruturantes ao disponibilizar através da Sedam veículos para serem utilizados na coleta extrativista.

Também estiveram presentes na reunião empresários do ramo que falaram sobre suas dificuldades, além de apresentarem soluções.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo