Governo de Rondônia
18/04/2024

FOMENTO

Barco Deus é Amor segue segunda-feira para captar produção agrícola de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

16 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Barco tem capacidade para transportar 120 pessoas e 100 toneladas de produtos agrícolas

Desde o início do mês de agosto os produtores rurais de regiões ribeirinhas do Baixo Madeira têm à disposição o barco Deus é Amor para o transporte da produção agrícola. O transporte é gratuito e a iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tem a intenção de baratear os custos da produção e logo, o preço final ao consumidor, que vai levar para a mesa produtos mais saudáveis e da própria região.

“O Governo do Estado tem interesse em ajudar no escoamento da produção das famílias ribeirinhas, portanto, as viagens do barco vão acontecer até dezembro, seguindo o cronograma. Temos a parceria da Emater, que fará um diagnóstico da cadeia produtiva para definir as ações e fomento da produção agrícola na região do Baixo Madeira. Com esse trabalho, poderemos criar estratégias para que essas famílias saiam da produção de subsistência para o mercado competitivo”, esclareceu Victor Paiva, coordenador da Agricultura Familiar (Cafamiliar).

De acordo com o calendário o Deus é Amor fará duas viagens por mês. Na primeira quinzena sai de Porto Velho com destino à comunidade de Rio Preto, e na segunda quinzena, de Porto Velho à Monte sinai, no Rio Machado. No percurso o barco passa pelas localidades de São Miguel, Mutuns, Cujubim, Cujubizinho, Itacoã, Bom Serazinho, Brasileiro, São Carlos, Primor, Terra Caída, Curicacas, Bom Será, Boa Hora, Boa Vitória, Nazaré, Tira Fogo, Ilha de Iracema, Santa Catarina, Conceição da Galera, São José da Praia, Papagaios, Calama e Demarcação.

São transportados banana, farinha de mandioca, laranja, farinha de tapioca, melancia, castanhas, polpas de frutas, tucupi e alguns tipos de verduras e legumes. Nos locais de difícil acesso, uma lancha faz o transporte dos produtos até a embarcação, que tem a capacidade para transportar 100 toneladas.

A próxima viagem está marcada para segunda-feira, dia 19. A embarcação sai do Porto do Cai N`água às 11 horas da manhã até a comunidade de Monte Sinai. Além de transportar a produção agrícola, o barco continua com o trabalho de transporte de ribeirinhos para a capital.

Leia mais:

Educação e investimento: fórmula que fez Rondônia ser o terceiro maior produtor de Cacau do Brasil

Programa Familiar de Agricultura já Beneficiou mais de 740 famílias em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Assistência Social, Governo, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo