Governo de Rondônia
25/04/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Batalhão Ambiental faz alerta sobre florestas tropicais em palestra sobre meio ambiente no porto público de Porto Velho

06 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Tenente Marjorie Bragança do BPA

Seguindo a programação da Semana do Meio Ambiente no porto público de Porto Velho, o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) promoveu palestra para os servidores da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) e do grupo Amaggi, na manhã desta terça-feira (6).

Durante a demonstração de dados sobre a conservação da Amazônia, a tenente Marjorie Bragança apontou os comparativos dos índices de desmatamento da região. “A exploração desenfreada tem causado efeitos em diversos setores, assim como foi noticiado recentemente que o efeito da Pororoca, que ocorria no Amapá, simplesmente não existe mais. Segundo os especialistas, a ausência do fenômeno pode ter sido provocada pelo avanço da pecuária e da instalação de usinas hidrelétricas na localidade. Esse é apenas um dos efeitos negativos de quando não priorizamos a conservação do meio ambiente”, frisou.

Ainda segundo Marjorie, a projeção da organização brasileira WWF é que se as florestas tropicais podem desaparecer em 100 anos, se continuarem sendo exploradas no ritmo atual.

O sargento do BPA, Fábio França, detalhou as principais atribuições do batalhão.

Acadêmicos de enfermagem da Uniron

“É preciso desmistificar algumas situações que a sociedade impõe aos agentes do batalhão como vilões. Quando o cidadão pesca um peixe que estava abaixo do tamanho mínimo, que ainda não completou seu ciclo, ele está comprometendo todo o biossistema. Desenvolvemos atividades de fiscalização, mas também de orientação e produção de mudas para recuperação de áreas degradadas, seja pela ação exploratória ou pela agropecuária. É preciso fazer com que todos nós tenhamos amor ao próximo, para que gerações futuras desfrutem de um mundo com condições de sobrevivência”, descreveu.

PARCERIAS

 Alunos do curso de enfermagem da Faculdade Uniron também participaram da Semana do Meio Ambiente Portuária, acompanhados pelas professoras Luciana Ferreira Brito e Carina Oliveira, com aferição da pressão arterial, testes de glicemia e atividades de ginástica laboral com os funcionários.

A Semana do Meio Ambiente no Porto Público de Porto Velho é realizada em parceria com a Hermasa Navegação da Amazônia e a empresa BDX Florestas.

Leia Mais:

Interação ecológica marca início das atividades da Semana do Meio Ambiente no setor portuário de Rondônia

Programação da Semana do Meio Ambiente tem início em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo