Governo de Rondônia
19/04/2024

SOLENIDADE

Batalhão de Polícia de Trânsito faz resgate histórico e entrega medalhas na comemoração de 22 anos de criação

25 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade homenageia militares e civis que contribuem com as ações do BPTran

A partir de uma pequena Patrulha pertencente ao 1º Batalhão de Polícia Militar, em meados dos anos 90 originou-se, na ordem cronológica, uma Companhia Independente de Policiamento de Trânsito até a recente criação do Batalhão de Polícia de Trânsito. O marco da criação da única especializada em trânsito do Estado foi efetivado com a edição do decreto estadual 8.041, de 24 de outubro de 1997, data celebrada pela Corporação em comemoração aos 22 anos de existência atuando sistematicamente na fiscalização, orientação e controle de tráfego em todo o Estado.

A solenidade alusiva aos 22 anos de criação do policiamento de trânsito em Rondônia aconteceu na noite de quinta-feira, 24, no Teatro Guaporé, com presença de ex-comandantes da Unidade Militar, do comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, do comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), major PM, Luís Carlos Gonçalves da Costa Garibaldi.

Conforme histórico apresentado pelo Batalhão de Trânsito, a responsabilidade da fiscalização do trânsito em Porto Velho durante os anos 80 e 90 ficava a cargo do 1º Batalhão de Polícia Militar, sendo responsável não só pelo policiamento ostensivo geral do espaço territorial, como também em registrar as ocorrências de trânsito, o que em decorrência da quantidade da demanda inviabilizava outros serviços como uma fiscalização de trânsito ativa e um melhor atendimento à sociedade.

Após articulados estudos decorrentes do comando do 1º Batalhão de Polícia Militar daquela época, concluiu-se pela necessidade da criação de uma Unidade Especializada voltada ao Policiamento Ostensivo de Trânsito que pudesse, além de especializar seu efetivo, aprimorar as técnicas primordiais para combater os principais problemas no trânsito de Porto Velho. Foi então que no dia 24 de outubro de 1997, com do Decreto Estadual 8.041, criada a Companhia Independente de Polícia de Trânsito (CIA TRAN).

Passados 11 anos desde a criação da CIA TRAN, e considerando o crescimento populacional, da frota local e da demanda operacional de trânsito, verificou-se a necessidade de expansão dos serviços oferecidos pela CIA TRAN, além da importância de oferecer maior autonomia para a Organização Militar. Dessa forma, foi então criado através do Decreto n° 22.952 de 28 de Junho/2018 o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tendo como primeiro comandante o major Garibaldi, que acompanhou todo o processo de elevação.

Entrega de comendas visando destacar policiais militares e civis pela contribuição para melhoria do trânsito

PARCERIAS

Atualmente o BPTran vem trabalhando diuturnamente, dividido em três Companhias na fiscalização de trânsito na Capital. Empenhados em operações como blitz, postos base e operações em conjunto com Semtran e Detran. Através das Patrulhas de Trânsito (PTRAN) trabalha de forma constante na prevenção das infrações de trânsito.

Os policiais militares de trânsito são preparados e recebem instrução sobre legislação de trânsito e de técnicas e procedimentos operacionais padrão voltados ao melhor desempenho na atividade. Na Capital, os policiais atuam em pontos previamente selecionados e estudados criteriosamente, visando também à redução de índices criminais, com a utilização de programação operacional por meio da tecnologia embarcada, PMRO Mobile.

Durante a solenidade foi realizada a entrega do Certificado Destaque entregue aos policiais de destaque operacional nos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano. Foram agraciados os militares: cabo PM Novais, subtenente PM Umbelino, sargento PM H. Santos e sargento PM Bariani.

Conforme apresentado pelo BPTran, os policiais agraciados demonstraram profissionalismo, alto senso de responsabilidade e compromisso como serviço militar nas missões que lhes foram atribuídas contribuindo para uma boa prestação do serviço militar, sobretudo para o engrandecimento da credibilidade da Polícia Militar e do Batalhão de Polícia de Trânsito.

MEDALHA MÉRITO DE TRÂNSITO 

Ex-comandantes foram homenageados pelo legado deixado à Corporação

Também foi realizada a entrega da Medalha Mérito de Trânsito, que visa destacar policiais militares e personalidades civis pela reiterada contribuição para melhoria do trânsito de Rondônia, bem como apoio ao Batalhão.

O Batalhão ainda homenageou ex-comandantes da então Companhia de Trânsito que contribuíram e continuam contribuindo para o crescimento da Unidade. Nomes como os dos coronéis Kisner, Gonzaga e Lisbôa foram destacados durante a solenidade, bem como de ex-integrantes da extinta Companhia, como o 2º tenente Afonso Costa Sobrinho, subtenente Adalberto Alves de Souza e do 2º sargento Manoel de Moraes Barbosa.

O comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Flôres, enalteceu a total dedicação e empenho dos policiais militares que desenvolvem ações pontuais de prevenção aos acidentes de trânsito e aos crimes e infrações. “Temos uma polícia comprometida com o trabalho e ações que refletem positivamente à sociedade. Parabenizo o Batalhão de Trânsito pela dedicação e por homenagear militares e civis, bem como ex-comandantes da Corporação que participaram desse processo de crescimento do policiamento de trânsito e deixaram seu legado”, disse o comandante.

Leia mais:

 Operação conjunta intensifica fiscalização no trânsito para reduzir acidentes

 Operação Lei Seca: ações são intensificadas para reduzir acidentes de trânsito em Rondônia

 Mapa de calor do trânsito apresenta locais com maiores índices de acidentes em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal e Dcoms
Fotos: Soldado PM Jordan
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo