Governo de Rondônia
29/03/2024

CÃES POLICIAIS

Batalhão de Polícia Militar em Cacoal sedia treinamento de busca e resgate com cães

14 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Canil Central da Polícia Militar do Estado de Rondônia está sediado no 4º BPM, em Cacoal

 

Cerca de 20 policiais militares de Rondônia terão a oportunidade de participar de um Programa de Treinamento e Nivelamento de Conhecimentos em Cinotecnia oferecido pelo 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal. O treinamento acontece entre os dias 16 e 18 de maio, na sede do 4ºBPM.

Entre as disciplinas que serão ministradas aos policiais militares de Rondônia estão “Técnicas de Seleção de Cães para a Atividade Policial Militar”, que tem como objetivo distinguir a melhor escolha do filhote para cada atividade fim e realizar a socialização e ambientação dos impulsos de caça em ambientes externos; “Mantrailing”, para o aperfeiçoamento do cinotécnico na formação de um cão farejador para busca de desaparecidos, aprendendo a ler, interpretar e entender seu cão na trilha e, por fim; “Condução e Trilha”, onde o cão de mantrailing discriminador de odor é uma ferramenta especializada, treinado para seguir a trilha de odor de um individuo vivo.

“O Mantrailing se justifica na necessidade do treinamento de busca e localização de uma pessoa, através de um cheiro de referencia que é dado ao cão, geralmente por uma peça de roupa. O cão devidamente treinado deve seguir apenas o traço daquele cheiro, até encontrar a pessoa”, destacou o coronel Anderson, veterinário do Canil Central da PM.

O treinamento oferecido pelo 4º Batalhão busca atender as necessidades de qualificação de pessoal nas unidades operacionais tanto da capital, como do interior do Estado. Além dos policiais militares do canil do 4ºBPM, também está confirmada a participação de policiais de Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena e São Miguel.

“É desta forma que o treinamento tem como objetivo principal capacitar os cinotécnicos em atividade da Polícia Militar de Rondônia a desempenharem com proficiência as funções de condução e leitura dos cães que integram os canis da Polícia Militar”, ressalta o comandante do 4ºBPM, major França.

O treinamento será ministrado pelo cinotécnico Ezequiel Bertolino, inspetor da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu (PR), Membro da Federation Cynologique Internacionale- F.C.I (Belgique), Diretor de Adestramento do Foz do Iguaçu Kennel Club (F.I.K.C) e Diretor de Adestramento do Laboratório de Adestramento Kennel.

Leia mais:

 Com início do Campeonato Rondoniense, cães da PM intensificam treinamento para ações de guarda e proteção dentro do estádio


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo