Quinta, 15 de abril de 2021

RESSOCIALIZAÇÃO

Benefícios para contratação de mão de obra de reeducandos são apresentados para prefeitos da região da Zona da Mata

26 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Prefeitos conheceram a importância do convênio para os munícipios

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), realizou na quinta-feira (25), em Rolim de Moura, uma reunião para apresentar os benefícios disponíveis no convênio para a contratação de mão de obra de reeducandos.

A reunião aconteceu na sede da Sepog e foi promovida pela secretária Regional do Governo, em Rolim de Moura, Eliene Siqueira e o gerente da Regional III da Sejus, o policial penal, Leandro Delgado, com a presença também do gerente de Reinserção da Sejus, o policial penal, Fábio Recalde.

O convênio da Sejus junto às prefeituras tem como objetivo a contratação dos reeducandos dos regimes semiaberto e fechado, para atuarem em frentes de serviços nos órgãos públicos. “A mão de obra do reeducando é rentável para Administração Municipal. O convênio gera economia aos cofres das prefeituras e não onera a folha de pagamento” explicou Fabio Recalde. Segundo a Sejus, a Administração Municipal poderá realizar o convênio de 50 reeducandos e contratar conforme a necessidade.

A secretária Regional do Governo, Eliene Siqueira, lembrou que os convênios seguem a determinação do governador, coronel Marcos Rocha, que entende a economia que será gerada para o poder público. “O convênio é grandioso, principalmente na parte social que contribui com a ressocialização dos reeducandos”, detalhou.

Reunião aconteceu na Sepog

De acordo com o gerente da Regional III da Sejus, Rondônia é o Estado que possui o maior número de convênios de mão de obra de reeducandos com órgãos e instituições. “Ao todo, são 48 convênios ativos. Os reeducandos, por meio do convênio da Sejus e prefeitura, poderão trabalhar em fábrica de bloquetes, manilhas, ou em qualquer setor público. Temos diversos reeducandos com profissões diferentes que poderão ser aproveitados pelo município”, finalizou Leandro Delgado.

Participaram da reunião: prefeito de Rolim de Moura, Aldair Júlio e o presidente da Câmara, o vereador Claudinei Fernandes de Souza; prefeito de Castanheiras, Cicero Godoi; vice-prefeito de Alta Floresta d’Oeste, Robson Hugolini, o vereador Natã Soares; a responsável pelo Espaço Ecológico e Recreativo Gaia Amiga, professora Helionice de Moura, o diretor do semiaberto de Rolim de Moura, Gilmar Duarte e o diretor do presidio de Rolim de Moura, Maxuel Almeida.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros e Gilberto Santos