Governo de Rondônia
19/04/2024

ALTERNATIVA

Bloco Brasil Central faz pacto por novo modelo de desenvolvimento

11 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governadores se reuniram em Palmas

Governadores se reuniram em Palmas

Cinco governadores de estados das regiões Norte e Centro Oeste se reuniram nesta sexta-feira (11), em Palmas/TO, para consolidar o Fórum de Governadores do Brasil Central. Durante o encontro foi assinado o Protocolo de Intenções, que contém as diretrizes do bloco e define como os projetos que serão executados. Segundo Confúcio Moura, de Rondônia, este é o surgimento de uma nova região sociopolítica, que oferece caminhos diferentes para o Brasil.

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, afirmou que Fórum de Governadores do Brasil Central se propõe a apresentar alternativas para a crise econômica que afeta o país, ao mesmo tempo em que subverte o modelo vigente de gestão ao apresentar uma reação de vem de baixo (estados) para cima (governo federal).

O Protocolo de Intenções do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Brasil Central firmado pelos governadores foi redigido com a participação dos secretários de planejamento, procuradores e técnicos dos cinco estados.

Estão claras, no documento, quais são as prioridades os setores agropecuário, logística, ciência e tecnologia, empreendedorismo rural, educação, e industrialização dos estados participantes.

A agropecuária, como atividade predominante na área do bloco está contemplada, no documento, com a definição de ações voltadas para o estabelecimento de políticas para a ampliação da produtividade da pequena e média propriedade. Há, ainda, citações para o desenvolvimento na infraestrutura e logística, empreendedorismo, educação e inovação.

LEIS

O funcionamento formal do bloco exigirá o alinhamento das legislações nos estados a fim de que os efeitos das ações possam ser compartilhados. A sede do consórcio será em Brasília, mas terá abrangência em toda a extensão territorial do bloco. A presidência será exercida por por um governador eleito para um mandato de um ano. E também indicará o secretário-executivo do Conselho de Administração.

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, anfitrião do encontro, definiu a formação do bloco como uma nova instância para a discussão de projetos de interesse do país e não apenas dos estados signatários do acordo. Também participaram do encontro os governadores Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal; Pedro Taques, de Mato Grosso, e Ronaldo Azambuja, de Mato Grosso do Sul.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Elizeu Vieira/Secom TO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo