Teia

Boi Flor do Campo encantou o público na Teia da Diversidade

27 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O presidente do Congresso Nacional, deputado Henrique Eduardo Alves, da ministra da Cultura, Marta Suplicy entre outras autoridades e representantes culturais marcaram presença no encontro.

O presidente do Congresso Nacional, deputado Henrique Eduardo Alves, ministra da Cultura, Marta Suplicy, marcaram presença no encontro

Na semana passada aconteceu a Teia Nacional da Diversidade Cultural 2014, que reuniu em Natal (RN) cerca de 2.500 representantes culturais de todo o Brasil para tratar de políticas públicas para o segmento.  A delegação de Rondônia esteve presente partipando ativamente de todos os debates.

Eduardo Alves sinalizou um novo tempo para a cultura brasileira quando anunciou a votação, ainda no mês de junho, do Programa Cultura VIVA como Lei, garantindo que a mesma possa ser uma política de Estado. “A garantia desse direito, que é a grande expectativa dos produtores culturais desse país, é responsabilidade da classe política”, destacou.

A ministra destacou o empenho do Congresso Nacional como um parceiro nas questões da cultura e agradeceu o presidente pela notícia. “Esse é o verdadeiro Brasil, o Brasil plural, o Brasil da mais rica diversidade cultural”, disse entusiasmada.

No encerramento da Teia foram apresentadas as diversas propostas construídas e deliberadas nos grupos de trabalho. A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, recebeu dos autores do processo a documentação que significa a mais legítima forma do diálogo democrático entre o Estado e a sociedade civil.

Show

Todos os dias, durante a noite, o público assistiu as atrações de todas as regiões do Brasil e de outros países que foram selecionadas para se apresentarem na amostra artística na Teia da Diversidade. Vários palcos foram montados com shows acontecendo paralelamente. Danças folclóricas, roda de capoeira, balé popular, forró pé de serra e tantas outras atrações fizeram a revelação da diversidade cultural brasileira.

O público se mistura com os brincantes e dança toadas ao som da batucada do boi.

Rondônia foi muito bem representada pelo Boi Bumbá Flor do Campo, de Guajará-Mirim, que deu um show com uma apresentação animada e envolvente. De acordo José Monteiro, técnico da Secel e integrante da Comissão Nacional de Gestores dos Pontos de Cultura o levantador de toadas levou o grande público ao delírio. “O que impressionou o público presente foi a indumentária, minuciosamente confeccionada em todos os seus detalhes, além da pulsante batucada determinando o compasso e a precisão da coreografia dos brincantes”, disse orgulhoso.

Valdete Souza, do Ponto de Cultura Cone Sul Plural de Vilhena, de Rondônia, se emocionou com apresentação dos conterrâneos. “Me sinto orgulhosa por ser da delegação de Rondônia e ver o meu Estado encantar o Brasil. O público se misturando com os brincantes no ritmo da Amazônia foi um momento mágico”, declarou.

Rondônia na Feira solidária

Stand de Rondônia com artesanato das etnias indígenas.

Durante os dias de evento foram disponibilizados stands para que os Estados expusessem seus produtos, possibilitando que todos os participantes conhecessem aquilo que é característico de cada lugar. Rondônia foi aprovado para participar da feira solidária com a produção artesanal das etnias indígenas. “Foi um momento importante onde a criatividade na utilização da matéria prima de cada lugar foi mostrada e muito apreciada por um público estimado em 30 mil pessoas que frequentou todos os stands”, disse Monteiro.

Texto: Emilli Sousa e José Monteiro
Fotos: Assessoria