Governo de Rondônia
26/04/2024

SALVAMENTO

Bombeiros de Rondônia conseguem duas classificações na competição de resgate de vítimas de acidentes em nível nacional

18 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A equipe do Corpo de Bombeiros de Rondônia, que participou do 2º Desafio Nacional de Resgate Veicular, realizado em Chapecó (SC), de 13 a 15 de julho, conseguiu o 3º lugar no quesito melhor comandante e o 4º como melhor equipe técnica, na prova Standard. Trata-se de uma competição nacional, promovida pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) e pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que envolveu nesta edição 150 profissionais de vários estados na disputa pela vaga para representar o Brasil na fase mundial (World Rescue Challenge), que acontece de 31 de agosto a 3 de setembro, na Romênia. Na classificação geral, a equipe vencedora foi a Escola Superior de Bombeiros de São Paulo (CBMESP).

Equipe de bombeiros de Rondônia em ação para salvamento rápido de vítimas de acidentes

Para o comandante da equipe rondoniense, capitão Wândrio Bamdeira dos Anjos, o resultado mostra que o salvamento veicular no estado tem avançado consideravelmente, já refletindo na melhoria do atendimento à população, em caso de acidentes.

Ele lembrou que os participantes são profissionais que trabalham em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar, e que durante as provas têm a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas trocando informações com representantes de outros estados e países.

As provas envolvem protocolos internacionais de atendimento e socorro a vítimas de trânsito que devem ser cumpridos em tempo determinado, com técnicas que buscam sempre o padrão de excelência na remoção de acidentados presos nas ferragens dos veículos.

O capitão explicou que são duas provas para cada equipe, sendo uma denominada de Complexa, na qual duas vítimas deverão ser resgatadas no tempo máximo de 30 minutos; e a outra Standard, com uma vítima e 20 minutos de limite. “Nossa equipe não deixa a desejar em nada em ralação às equipes das grandes corporações do Brasil, tanto em equipamentos quanto em conhecimento técnico”, disse o comandante, reforçando que na prática as equipes vivenciam vários cenários reais com o desafio de mostrar a melhor maneira de remover as vítimas em tempo hábil.

O capitão Wândrio compôs a equipe de Rondônia como comandante pelo segundo, juntamente com o sargento Toledo (Técnico 1), sargento Levi (Técnico 2), sargento Eder (Logística), Sargento Sandra (Médica), sargento Ivanilson (Socorrista), sargento Servanoldo (Reserva 1) e sargento Gustavo (Reserva 2). “Aproveitamos para agradecer todo o empenho e apoio do comando-geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel Chianca [Felipe Santiago Chianca Pimentel], que envidou todos os esforços para nossa participação neste importante evento”, ressaltou, observando que o resultado também reflete os investimentos feitos pelo governo na corporação seja com a oferta de cursos de capacitação ou entrega de equipamentos e veículos com recursos do Fundo Especial do Bombeiro Militar (Funesbom).

A segunda equipe que representará o Brasil na Romênia é do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia (SC).

Leia mais:
 Curso inédito de salvamento veicular é concluído com simulação de resgate de vítimas pelo Corpo de Bombeiros
 Bombeiros de Rondônia participam de Campeonato Mundial de Salvamento Veicular


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Arquivo CBM
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo