Governo de Rondônia
19/04/2024

INFRAESTRUTURA

Brasil Central debate logística, comércio e turismo entre os estados e prepara agenda em Rondônia

04 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes do Brasil Central se reuniram na sexta, em Brasília

Na tarde de sexta-feira (1), representantes de todos os estados membros do consórcio Brasil Central estiveram reunidos na sede da instituição para tratar de temas de desenvolvimento e do próximo encontro dos governadores do bloco, que acontecerá em Porto Velho, nos dias 5 e 6 de outubro.

Juntamente com o secretário executivo do consórcio, Leonardo Jayme, foram tratados também a logística e infraestrutura, o turismo, mercado comum e as exportações.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Rondônia, George Braga, apresentou conteúdos sobre logística, infraestrutura e ressaltou a importância de uma agenda legislativa. Segundo ele, é fundamental que sejam acompanhados os Projetos de Lei (PLs), que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado, que beneficiem os estados de modo que sejam assistidos mais de perto pelo bloco.

Em seguida, George Braga traçou os rumos da logística e infraestrutura nas unidades federativas que compõem o Brasil Central. Ele mencionou a dificuldade de investir recursos nestas áreas, mesmo sendo fundamentais para o desenvolvimento regional e nacional. Ele ressaltou a força econômica destes estados e que precisam alavancar sua infraestrutura. “Os estados são bons, são fortes. O governo federal não tem recursos pra isso, muitas vezes o estado também não, então temos que dar um pulo fora da caixinha”, explicou.

O tema unificação das exportações foi abordado durante a sexta-feira, onde se objetiva uma padronização de procedimentos dos estados em seu comércio internacional que traga maior volume de negócio e mais riquezas aos membros. Da mesma forma, foi discutido o assunto Mercado Comum, que visa beneficiar os entes pactuados no Brasil Central. É uma plataforma de conhecimento de potencialidade de cada região e que já despontou positivamente em Rondônia. Por meio desta, o Estado de Rondônia fechou entendimento desde a reunião de fevereiro deste ano para aquisição de fertilizante de Mato Grosso. Anteriormente, o estado adquiria o produto do Paraná a custo mais alto.

Também estiveram na pauta os investimentos em turismo e a compra de medicamentos coletivo para as respectivas secretarias de saúde estaduais.
Os estados que compões o Brasil Central são Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia, com área superior a 25% do território nacional. O consórcio foi criado no dia 3 de julho de 2015 e compreende a região que mais cresceu nos últimos 10 anos e apresentou maior taxa de redução da pobreza.

Leia mais:
 O que os estados membros do Brasil Central produzem é exemplo para o país, diz Confúcio Moura a oficiais do Exército
 Estados do consórcio Brasil Central farão compra unificada de medicamentos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Infraestrutura, Rondônia, Saúde, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo