Qualidade de vida

Buritis receberá Centro de Desporto e Lazer

31 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

DSC_0126Com um investimento que ultrapassam os R$ 2,6 milhões, recurso proveniente do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise), o governador Confúcio Moura acompanhado da Superintendente Estadual de Esporte, Cultura e Lazer, Eluane Martins, assinaram na tarde desta sexta-feira (30), em Buritis, a ordem de serviço autorizando à empresa “Engeron Construções e Serviços Ltda”, a construção de uma praça modelo Cedel (Centro de Desporto e Lazer). Com área total de 10.401.31 m², o Cedel de Buritis contará com pista para caminhada, campo, quadra poliesportiva com arquibancada, academia a céu aberto, playground e arborização.

DSC_0237Eluane Martins explicou que a praça modelo Cedel contempla Buritis com um investimento para a melhoria da qualidade de vida populacional, oferecendo opções de práticas saudáveis de vida. “Foi selecionado um local baldio, em um setor bem localizado. Serão construídos utensílios de favorecimento à prática de esporte e o convívio em comunidade. A administração ficará a cargo da prefeitura, a qual será designada a função de zelar e manter o local apto à utilização pública, assim como a sua conservação”.

A superintendente da Secel  mencionou as iniciativas de revitalização de três praças Cedel’s executadas pelo Governo do Estado em Porto Velho, sendo ao Poliesportivo Deroche Pequeno Franco, dos Cedels, da Jatuarana e do Areal da Floresta na capital, em que se encontrava em estado de abandono. “Hoje há uma nova realidade para os moradores dos bairros próximos a essas praças. Locais totalmente revigorados, aptos para receber a comunidade”.

Obra de investimentos do Governo do Estado em Buritis

“O Cedel Buritis é a primeira deste modelo a ser construída pelo atual governo, sendo esta cidade escolhida pessoalmente pelo governador Confúcio Moura”, explicou Eluane, que ainda mencionou que a contemplação da obra é de recursos oriundos do Pidise, que em sua estrutura selecionou três cidades a receber o benefício. A segunda cidade com processo licitado e com data de ordem de serviço pronta para assinatura será Machadinho do Oeste. Eluane agradeceu toda a equipe técnica do Deosp, por se tratar de projeto executado em parceria entre os dois órgãos do governo (Secel e Deosp).

Para o governador investimentos destinados a Buritis são prioridades. Foi mencionado na solenidade o rápido crescimento alcançado pelo município, que hoje está entre as maiores cidades do estado. Um crescimento que segundo o chefe do executivo estadual, aconteceu de forma rápida e sem a aplicação de infra-estrutura necessária.

DSC_0408Para compensar anos sem investimentos consolidados, o Governo do Estado tem destinado grande volume de obras para aquela região, com destaque para 15 quilômetros de pavimentação asfáltica urbana, já executados; a restauração com drenagem das Avenidas Porto Velho e Airton Sena, centro da cidade;  revitalização e urbanização do Igarapé Central, no Setor 2, através do programa Canais da Cidadania, q eu urbana o entorno do igarapé; reforma do hospital regional com a aplicação de recurso de mais de R$2 milhões; construção de uma Unisp; entre outras realizações já em pleno andamento. Obras que o governador aproveitou a oportunidade para averiguar pessoalmente o andamento e garantir a sua execução em tempo determinado.

DSC_0048Outro investimento mencionado na solenidade, que diretamente contribui para o crescimento de Buritis, é a abertura da Estrada Parque, que liga o município até Nova Mamoré, abrindo um novo fluxo de rota para a região do Vale do Gauporé. Foi anunciado na solenidade, para o ano de 2014 a montagem de projeto de pavimentação asfáltica para o trecho que liga Buritis a Nova Mamoré.

O prefeito Toninho Correia, falou que o governador está fazendo valer a frase “Pai de Buritis”, como os moradores daquela região, chamavam o então deputado federal Confúcio Moura. “O parlamentar que não media esforços para buscar investimentos para o recém criado município”. Toninho falou ser um privilégio ser prefeito tendo um governador parceiro do município. As dificuldades em administrar um município como Buritis são infinitas, mas graças ao apoio do Governo do Estado, o desenvolvimento está chegando a Buritis. Agora os transtornos com as máquinas nas ruas, mas breve a alegria da população, com as nossas avenidas reestruturadas, novas praças, uma outra cidade esta nascendo dentro de Buritis”.

Investimento do Estado em Buritis

Estiveram presentes ainda na solenidade, o prefeito de Campo Novo de Rondônia, acompanhado de vereadores para discutir com o governador ajustes da obra que liga a BR 421 ao município com projeto já em andamento pelo Governo do Estado, através do DER; o deputado Ribamar Araújo; Secretário executivo regional, Roni Argeu, entre outras lideranças locais.

Texto: Daniele Basso
Fotos: Camilla Ollisanto