Cacoal e municípios vizinhos contarão com telefonia móvel rural

27 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A Câmara Municipal de Cacoal recebeu prefeitos, vereadores e assessores de diversos municípios da Regional de Cacoal para discutirem, com técnicos do Governo de Rondônia, a implantação da telefonia móvel na área rural dos municípios.
Câmara Municipal de Cacoal recebeu prefeitos, vereadores e assessores .
De acordo com o assessor especial do gabinete do governador, Marcelo Braga, 49 municípios serão atendidos em 2014, sendo que a implantação da telefonia será dividida em duas fases: na 1ª etapa, 21 municípios devem ser atendidos até julho e na 2ª, 28 municípios serão atendidos até dezembro de 2014. Os outros três municípios serão atendidos até dezembro de 2015.

“A ideia de atender todos os municípios com telefonia móvel deixou de ser uma ideia e passou a ser uma lei. Em breve os distritos e a área rural de todos os municípios estarão ligados pela telefonia móvel”, enfatizou Waldemar Albuquerque, secretário executivo do gabinete do governador.

Todos os municípios que integram a Regional de Cacoal contarão com telefonia móvel rural ainda em 2014. As cidades de Cacoal, Parecis, São Felipe D’Oeste e Ministro Andreazza contarão com 100% de cobertura. Já o município de Espigão D’Oeste terá 84,8% da sua área coberta pela telefonia móvel e Pimenta Bueno 74,5%.

Para Gilvan Ferreira Boni, administrador de Riozinho (distrito de Cacoal) a telefonia era bastante esperada por todos. “Para a comunidade é muito bom. A gente sempre pediu pela telefonia móvel, era uma reclamação antiga e agora Riozinho vai ser beneficiado. A população está muito agradecida”.

A empresa responsável pela implantação da telefonia móvel rural em todos os 52 municípios de Rondônia é Claro, que venceu o processo licitatório para disponibilizar o serviço de telefonia nas áreas rurais dos municípios de Rondônia.

À Claro caberá a instalação de toda a estrutura necessária para o funcionamento da telefonia móvel. Aos municípios e ao estado caberá a doação de áreas de 10×15 metros para que sejam instaladas todas as estruturas oferecidas pela operadora.

“O que está faltando para Cacoal é essa ligação, através da telefonia, para os cidadãos. Esse é um passo importante que estamos dando em favor da comunidade, em especial aos moradores da área rural”, enfatizou o vice-prefeito de Cacoal, Acelino Marcon.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin - Assessoria Regional de Cacoal