Cacoal já conta com mais de 600 Cadastros Ambientais Rurais concluídos

30 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

3 - sedam cacoalO município de Cacoal atingiu 687 Cadastros Ambientais Rurais (CAR’s). A informação foi repassada pelo técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam) em Cacoal, Divino Germano Filho.

Segundo ele, o CAR é feito gratuitamente pelo Governo de Rondônia nas propriedades rurais com até quatro módulos, que correspondem a 240 hectares e que são destinadas à agricultura familiar ou atividade agrossilvopastoril. No caso de Rondônia, cerca de 90% das propriedades se enquadram nessas especificações.

Até o final de 2014, o Governo de Rondônia tem como meta atingir 50 mil Cadastros Ambientais Rurais. Para isso, o governo está capacitando profissionais da Sedam, da Emater (Empresa de Assistência Técnica Rural), além de estreitar e fortalecer as relações com as secretarias de agricultura e meio ambiente dos municípios rondonienses para dinamizar o cadastramento.

3 - técnico sedamO Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

“Para o produtor rural, o Cadastro Ambiental Rural é um instrumento importante, pois com o CAR a propriedade ou o proprietário terá acesso facilitado às linhas de créditos e aos programas de governo. Além disso, haverá uma maior facilidade de comercialização uma vez que com o CAR abrem-se possibilidades de comércio, com mais facilidade”, ressaltou Divino Germano.

O Cadastro Ambiental Rural também é uma importante ferramenta para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. Ele fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

Em Cacoal, os proprietários que ainda não cadastraram suas propriedades rurais devem procurar o escritório da Sedam, localizado na Rua Machado de Assis, em frente à Igreja São Judas Tadeu (Av. Belo Horizonte).

Texto: Giliane Perin - Assessoria Regional Cacoal
Fotos: Giliane Perin