Governo de Rondônia
25/04/2024

RR SHOW

Cacoal mostra fortalecimento agroindustrial na 7ª Rondônia Rural Show

25 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O município de Cacoal trouxe oito agroindústrias entre as 82 que estão expondo produtos na 7ª Rondônia Rural Show.

São empresas que estão evoluindo na qualidade de seus produtos como iogurtes, queijos, embutidos, aguardente de cana, polpas de frutas e açaí processado com suco de guaraná.

O coordenador Jorge Murer acompanha os empreendedores

Jorge Murer, coordenador de Agroindústrias do município de Cacoal, explica que a Prefeitura do Município vem investindo diretamente nas 42 agroindústrias existentes no município, nas quais estão investindo em registro de marcas, licenciamento ambiental, identidade visual e mapa de processos, entre outras melhorias para alcance de novos mercados.

Murer disse que esse trabalho está sendo feito junto ao Sebrae, envolvendo 18 empreendimentos, além de consultoria com a ABDI  – Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que envolve todo o processo de gestão das empresas.

Fazem parte dessas empresas a IT Polpas, que está há 29 anos em Cacoal, onde o produtor Thiago Ribeiro comercializa açaí cremoso, composto com xarope de guaraná e manda para nove estados. O iogurte também é enriquecido com frutas naturais.

O proprietário da Yogo Milk, Ovídio Pedro Rodrigues, que também fabrica iogurte natural, foi a primeira pessoa a implantar uma agroindústria no Estado.  Ele conta que morava em Cascavel e veio passear em Rondônia. Comprou uma terra em Nova Colina e ficou dez anos.

Ovídio montou a agroindústria de iogurte ainda em 1983. Hoje comercializa cerca de 1500 litros ao dia do produto. Vende nos mercados e também direto ao consumidor. Sua empresa já possui o Selo de Inspeção Estadual e gera empregos indiretos para mais de 30 famílias.

A empresa Queijo Ouro Branco, de Joseneide Goltara Hencke, processa cerca de 300 litros de leite ao dia e cerca de mil quilos de queijo ao mês, do tipo qualho e temperado. Vende em feiras livres e mercados, além do Programa da Merenda Escolar e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Como as demais empresas, ela também está investindo na melhoria da marca e apresentação dos produtos.

Veja mais sobre a 7ª RRS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirian Franco
Fotos: Mirian Franco
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Economia, Governo, Inclusão Social


Compartilhe


Pular para o conteúdo