01/05/2024

DESENVOLVIMENTO

Cacoal sedia audiência pública do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável na próxima quarta-feira

21 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Na próxima quarta-feira (22), acontece em Cacoal uma Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável – PDES. O evento, com início às 8h , será realizado no auditório da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – Facimed.

O PDES é fruto do acordo de cooperação técnica entre o Estado de Rondônia e o Ministério da Integração Nacional e aponta alternativas para reduzir desigualdades e maximizar oportunidades de desenvolvimento nas diversas regiões de Rondônia. O Programa envolve grande parte dos órgãos estaduais e contam com o apoio de diversas instituições.

Para o secretário executivo regional do Governo de Rondônia em Cacoal, Charles Pereira da Silva, esta audiência é de grande importância para o estado de Rondônia e também para Cacoal. “Neste evento, estarão presentes diversos secretários de Estado, pois trata-se de um planejamento de gestão. Nunca foi feito algo assim em nosso estado. É uma forma de  governar com responsabilidade. Rondônia é um dos três estados do Brasil que está com as contas em dia, além de ter sido classificado em 3º lugar como administração transparente. E, a partir de agora, próximos governos terão um planejamento para seguir e manter Rondônia em destaque”, enfatizou.

O PDES-RO 2015-2030 estabelece o planejamento do desenvolvimento sustentável do Estado de Rondônia, com base no conhecimento de sua realidade e nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, mediante a execução de um conjunto de diretrizes, programas e projetos, visando reduzir as desigualdades entre as regiões de planejamento do Estado e direcionar o potencial da diversidade existente para o desenvolvimento regional sustentável.

A construção deste Plano permite evitar os desperdícios e colocar o Estado rumo ao desenvolvimento e às melhores oportunidades por meio de gestão eficiente, eficaz e efetiva, consolidando-o no cenário nacional e internacional em condições competitivas.

Texto: Giliane Perin

Evento, Governo, Rondônia, Sociedade