Cacoal terá Centro de Referência de Prevenção à Dependência Química

21 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Governo também vai reformar e climatizar escolas de Cacoal e Ministro Andreazza; e Corpo de Bombeiros recebe veículo contra incêndio para atender aeroporto de Cacoal

11 - assinatura de ordens de serviço

Ao assinar as ordens de serviço para a construção de um novo Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química e da ala feminina da Comunidade Terapêutica Abissai, sexta-feira, 20, pela manhã, no município de Cacoal, o governador Confúcio Moura disse que o governo tem feito esforços para atender também as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, vítimas da dependência química e de outras substâncias psicoativas.

11 - assinatura de contrato

Acompanhado da superintendente da Paz, Maria da Penha, ele explicou que há um esforço conjunto do governo para fortalecer a Superintendência da Paz nessa tarefa. “Por isso estamos construindo centros de referência em Cacoal, Ariquemes e Vilhena, a exemplo do que já atende em Porto Velho, e estamos estreitando parcerias e firmando convênios com instituições de atendimento em todo o Estado”, explicou, assegurando que em Rondônia esse segmento da população terá atendimento de qualidade e não ficará exposto à mercê da sorte. “O governo tem sido parceiro das igrejas, dos pastores e daqueles que lutavam sozinhos para auxiliar essas pessoas que precisam de tratamento especial, atenção e oportunidade para recuperação”.

O centro de Cacoal absorverá recursos na ordem de R$1,7 milhão. Será também ampliada a ala feminina da Comunidade Abissai, que vai atender trinta e cinco mulheres da região, com auditório, salas para atendimentos especiais, consultórios e alojamentos confortáveis. Na ocasião, foi assinado ainda um contrato de prestação de serviços de acolhimento de pessoas com tratamento decorrente do uso ou dependência de substâncias psicoativas, na ordem de R$170 mil reais.

Reforma e climatização das escolas

Durante a solenidade em Cacoal, realizada na sede dos servidores municipais (Assemuc), o governador assinou também a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola Estadual Carlos Gomes, que receberá investimentos de R$1,762 milhão;  e fez a entrega de aparelhos de ar condicionado de 24 mil btus para as escolas Carlos Gomes, de Cacoal, e Nilo Coelho, de Ministro Andreazza, de um total de 784 aparelhos adquiridos para climatização de escolas.  Na ocasião acompanharam a solenidade o deputado federal Nilton Capixaba e os deputados estaduais Valdivino Tucura e Glaucione Rodrigues; o prefeito em exercício de Cacoal, Acelino Marcon; entre outras autoridades.

Educação de qualidade

11 - público

O secretário de Educação, Emerson Castro, disse que o governo tem investido alto na Educação não só na qualidade de ensino, como também nas condições e conforto de alunos e professores. “Além da construção de quadras poliesportivas cobertas, transporte escolar, intercâmbio, ampliação de escolas, também está sendo feita a reforma elétrica e a climatização de todas as escolas estaduais. Isso é um fato inédito no Brasil,  muito importante para nossa região em razão do clima”, refletiu.

Veículos e equipamentos

O governador agradeceu ao empenho do deputado e coordenador da Bancada Federal Nilton Capixaba (PTB/RO) que, através de emendas parlamentares também possibilitou a aquisição de um micro ônibus para atender a Associação Beneficente dos Idosos de Cacoal (Abic); uma camionete para a Associação dos Pequenos Agricultores de Nova Esperança (Apane); uma camionete para Defensoria Pública do Estado; uma pick-up para a Associação Vida Nova; uma van para a Abisai; um caminhão AP2 contra incêndio para o aeroporto de Cacoal, bem como a ordem de serviço, com a Superintendência da Paz (Sepaz), no valor de R$ 524 mil, para a construção da ala feminina para atendimento de dependentes químicos.

11 - veículos

O prefeito Acelino Marcon agradeceu ao governo e ao deputado Capixaba pelos investimentos carreados ao município de Cacoal, destacando ainda a visão municipalista do governador que “tem sempre destacado obras, equipamentos e serviços para a região”.

Texto: Mirian Franco, com informações do repórter Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo