Governo de Rondônia
29/03/2024

Cacoal terá escola tecnológica industrial de transformação de couro

14 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O projeto do Instituto de Tecnologia do Couro e Calçados de Rondônia, Iteccro, (projeto sucessor do Movimento Polo Calçadista de Rondônia) tem ganhado força. Após uma reunião com o secretário de estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, Evandro Padovani, e seu adjunto Adilson Júlio Pereira, no final de janeiro em Porto Velho, o governo do estado se comprometeu em ser parceiro do projeto.

Essa parceria já tem rendido frutos. Em visita à Cacoal na última segunda-feira, 10, o secretário adjunto Adilson Júlio intermediou a doação do terreno onde será construído o Iteccro. O terreno foi doado pelo empresário Marcos Stecca e está localizado no recém criado Distrito Empresarial, às margens da BR-364, sentido Pimenta Bueno.

O terreno tem aproximadamente 20 mil metros quadrados. De acordo com o presidente do Iteccro, Willy Marques, no terreno será construída uma indústria escola que irá qualificar a mão de obra na teoria (técnicos em curtimento, técnicos em calçados e técnicos em design) e na prática. Além disso, serão construídos um centro de usinagem de precisão que irá utilizar um moderno torno CNC para produção de matrizes e moldes para solados e um curtume acabador.

“O curtimento se divide em três fases, 1ª wet blue, 2ª semi-acabado, 3ª couro acabado, sendo que esta última etapa deixa o couro pronto para ser utilizado em qualquer atividade. O nosso curtume trabalhará com a 2ª e a 3ª fase do curtimento, uma vez que estamos viabilizando a parceria com um curtume da região para nos fornecer o couro wet blue”, explicou Wille Marques.

De acordo com o secretário adjunto Adilson Júlio, o Governo do Estado ficou muito animado com o projeto do Instituto de Tecnologia do Couro e Calçados de Rondônia, pois trata-se de um atrativo para que novas indústrias se instalem em Rondônia.

“Este projeto é de grande importância não só para Cacoal, mas para todo o estado. Uma vez que o Instituto tem como objetivo qualificar a mão de obra e oferecer matéria prima para que empresas do setor calçadista possam vir se instalar em Rondônia. Independente da cidade na qual a indústria se instale, ela vai contar com um instituto em Cacoal para qualificar a mão de obra. Este é um grande atrativo para o nosso estado”.
Texto: Giliane Perin
Fotos: Iteccro

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo