Governo de Rondônia
24/04/2024

TRANSPLANTES

Cadastro de doadores de medula cai de 8,8 mil para 4,3 mil em Rondônia; Fhemeron alerta sobre a responsabilidade com vidas

25 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Em 2014, o mineiro Gabriel Massote recebeu medula da rondoniense Elza Boaro, doadora 100% compatível

A dor do paciente à espera do transplante de medula óssea é bem maior do que a do diagnóstico de câncer, quando sente alguma recusa do doador. Isso vem ocorrendo na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), que constatou a redução à metade no número de pessoas deste estado cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome): de 8,8 mil em 2016 para 4,3 mil em 2017.

O Redome é vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca). A Fhemeron faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários.

“Um jovem saudável, de 29 anos, de Presidente Médici, depois de cadastrado e em compatibilidade para doar, simplesmente negou-se, e muitas situações semelhantes têm ocorrido”, lamentou a coordenadora de captação, assistente social Maria Luíza Pereira.

A redução das doações à metade não apenas é preocupante, como impõe à Fhemeron mais um alerta: “A recusa implica tirar a chance de vida de alguém em Rondônia, no Brasil e até fora do País”, disse a coordenadora.

Felizmente, conforme ela assinala, existem situações positivas: “O médico Felipe Casseb doou, e muitas pessoas cadastradas nos  procuram ansiosas por saber se já existem pacientes aprovados e prontos para receber medula”.

Maria Luíza alertou para a responsabilidade cadastral, lembrando que a partir do momento da notificação e certificação da compatibilidade, o doador deve se conscientizar de que a vida do paciente depende tão somente dele.

Mais de 50 doenças interrompem ou reduzem sua produção, dentre elas a leucemia (câncer no sangue, com quatro tipos: aguda, crônica, linfoide e mieloide) e anemia aplástica (quando os ossos produzem em quantidade insuficiente as plaquetas e os glóbulos vermelhos e brancos).

O Brasil tem atualmente quatro milhões de doadores de medula, o que o classifica em terceiro lugar no mundo. Estão cadastrados ali todos os voluntários à doação para pacientes que não possuem doador na família.

A chance de se identificar um doador compatível, no Brasil, na fase preliminar da busca é de até 88%, e ao final do processo, 64% dos pacientes têm doador compatível confirmado. Em 2016 foram feitos 27% a mais de transplantes em relação ao ano anterior.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana. Já o transplante de medula óssea é o meio mais eficaz de cura da leucemia e outras doenças, entre as quais, anemia aplástica.

Médico Felipe Casseb doou medula

GESTO DE AMOR

O depoimento do médico Felipe Casseb ao site do Redome:

Eu sou Felipe Santos Casseb Júnior, 39 anos, casado, médico ortopedista e traumatologista. Fui doador em um transplante de medula óssea.

Fico imaginando como deve ser acordar todos os dias e ao dar um beijo no seu pai, mãe, filho ou esposa, perceber que você está cada dia mais frágil, debilitado e que a vida lhe escorrega entre os dedos e você nada pode fazer.

O pequeno ato de doar é um grande gesto de amor, como diz o senhor “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

Você têm a chance de dar esperança, cura e muita alegria. É rápido e simples, coletando apenas 8 ml de sangue, você pode mudar todo o futuro de uma família, inclusive o da sua. Grande abraço a todos, fiquem com Deus!

QUEM PODE DOAR

► Doador [entre 18 e 55 anos] deve estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).
► A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Retira-se da veia do doador pequena quantidade de sangue (5ml). Preenche-se uma ficha com informações pessoais.
► O sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Esse dado faz parte do cadastro.
► Constantemente cruzam-se os dados com os dos pacientes que precisam de transplante. Se houver compatibilidade com algum paciente, serão necessários outros exames de sangue. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa é consultada sobre o desejo de doação.
► Caso haja mudança no cadastro, preencha este formulário

Leia mais
Emoção no encontro da jovem rondoniense que salvou mineiro
Rondônia alcança meta de cadastro de doadores
Compatibilidade de amostras de doação acima da média nacional
Transplante cura leucemia e outras 50 doenças
Site do Inca


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Secom e Redome
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Rondônia, Saúde, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo