ASSISTÊNCIA

Cadastro para 2ª fase do Programa Mamãe Cheguei encerra neste sábado, 5

02 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 1.500 kits enxovais foram entregues durante a 1ª fase do Programa Mamãe Cheguei

As gestantes inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem interesse em participar do Programa Mamãe Cheguei, do Governo de Rondônia, e que estejam com até 22 semanas de gestação (seis meses), com o pré-natal em dia e em situação de vulnerabilidade social, sendo acompanhadas pela rede municipal do Sistema Único de Assistência Social (Suas) ainda podem fazer o cadastro para participar da 2ª fase do programa Mamãe Cheguei, que teve início no mês de agosto. As interessadas precisam atentar-se ao prazo de cadastro que encerra no próximo sábado (5).

O Programa Mamãe Cheguei foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) com o objetivo de fortalecer o vínculo familiar entre mães e filhos, através do trabalho voltado ao acompanhamento das famílias por equipes profissionais. Durante a primeira fase do programa mais de 1.500 kits enxovais foram entregues e a meta anual é alcançar até quatro mil kits. Os cadastros são feitos através do Sistema Estadual de Cadastros de Benefícios e os dados são enviados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

“O Mamãe Cheguei busca a aproximação dos laços familiares, acompanhando a gestante e o bebê desde a gestação até o nascimento”, destacou a secretária Luana Rocha.

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar do programa, gestantes com até 22 semanas de gestação (seis meses), que estejam em situação de vulnerabilidade social e inscritas no CadUnico. Além disso, devem estar sendo acompanhadas pela rede municipal do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e estar com o pré-natal em dia.

COMO SE CADASTRAR

Para participar do programa a gestante deve procurar o Cras do município que reside, acompanhada com os seguintes documentos: comprovante de inscrição do Cadastro Único do Governo Federal, fornecido pela Gestão Municipal do CadÚnico; documento de identificação pessoal; inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência e cartão do pré-natal da gestante.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Mamãe Cheguei tem como objetivo principal a redução da mortalidade infantil por meio do fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, além de contribuir com os cuidados essenciais nessa fase de tamanha importância. A Seas, em parceria com os municípios, destina para as gestantes participantes do programa, kits enxovais contendo 19 itens, entre banheira, fraldas, roupinhas e demais produtos essenciais para os cuidados com o bebê.

Texto: Anayr Celina
Fotos: Antõnio Lucas

Assistência Social, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade