Governo de Rondônia
26/04/2024

EVENTO

Caerd abre 2ª Semana Água com palestra a estudantes em Ji-Paraná

21 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

2ª Semana da Água_CAERD JI-PARANÁ-Fotos Paulo Sérgio (2)

Estudantes do Ifro participaram de palestra na abertura da programação

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) abriu as comemorações da 2ª Semana da Água com a palestra em evento realizado para estudantes no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) em Ji-Paraná, nesta segunda-feira (21). O Dia Mundial da Água é comemorado nesta terça-feira (22), e a programação da Companhia segue com várias atividades até o dia 28.

O professor doutor Ariveltom Cosme da Silva apresentou a palestra com o tema “Contaminação de águas subterrâneas em área urbana e sua repercussão na saúde da população”, objeto de estudos de tese dele. Ariveltom também é o diretor do campus local da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), onde iniciou as pesquisas que o direcionou a busca pelo título de doutor.

O evento contou com a participação de autoridades e representantes que atuam diretamente com a água e meio ambiente. O representante do Ifro, o coordenador de ensino Edson Carlos da Cunha, ressaltou que a conscientização é o ponto principal sobre os cuidados que todos devem ter na preservação da água. “Água é vida, temos de tratá-la com respeito, sobretudo, usar de maneira consciente”, disse Edson Cunha, no evento representando a instituição educacional.

O comandante do 1º Pelotão da Polícia Ambiental, o capitão Yuri Frota, defendeu a preservação da água. “O que todos devemos fazer é preservar as nascentes e reflorestar as matas ciliares”. A secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Regina Casula, parabenizou a iniciativa da Caerd em promover o evento e reforçou o reflorestamento das nascentes.

“É importante eventos como este, mas precisamos restaurar as nascentes da bacia do rio Urupá, de onde a empresa capta, trata e distribui água à população”, ponderou a secretária, que no ato representou o Poder Executivo local.

Na fala oficial, o superintendente da Caerd em Ji-Paraná, Euclides Maciel, destacou os avanços em melhorias no abastecimento d’água na cidade promovidos pela companhia e convidou os estudantes a conhecer o funcionamento da Caerd, desde a captação da água até o abastecimento.

Em Ji-Paraná a Caerd está aplicando investimentos de R$ 38 milhões na expansão da rede de água tratada. Outros R$ 179 milhões estão assegurados para serem aplicados em esgotamento sanitário. Atualmente a rede de esgoto em Ji-Paraná não atende 2% da população. O recurso para expansão da rede de água tratada e de esgotamento sanitário são procedentes do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do governo federal com contrapartida do Governo de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Ecologia, Economia, Educação, Evento, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo