EMERGÊNCIA CAERD

Caerd diminui falta d’água em Ji-Paraná

09 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Pontos críticos estão sendo reparados por equipes extras; erradicação do problema ocorre até o final deste ano

Mauro Berberian - Diretor Técnico Operacional Caerd

Mauro Berberian, diretor técnico Operacional da Caerd

A falta de água tratada em alguns pontos de bairros do 2º Distrito de Ji-Paraná já está sendo diminuída devido a ações emergenciais aplicadas pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).

Investimentos totalizando R$ 38 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), estão sendo aplicados e gerenciados pelo governo estadual com o objetivo de pôr fim à problemática e garantir o fornecimento de água tratada a 100% dos imóveis na cidade.

“Incluímos mais três equipes com cinco pessoas cada nos serviços de campo para dar maior rapidez nos reparos de vazamentos da atual adutora, que é o principal problema no desabastecimento do 2º Distrito”, disse o engenheiro Mauro Berberian, ao representar a Caerd em entrevista coletiva convocada pelo Ministério Público no final da tarde de quinta-feira, 8, a fim de esclarecer a população sobre as ações da companhia sobre o desabastecimento.

“A atual adutora é muito antiga e já não suporta mais a pressão da água, o que ocasiona perfurações e, consequentemente, vazamentos. Por conta disso é que falta água em alguns pontos específicos do 2º Distrito”, explica Berberian, anunciando que outras soluções estão sendo ordenadas para garantir o fornecimento imediato de água e com maior regularidade nos pontos críticos.

O Promotor de Justiça Pedro Wagner Almeida Pereira Júnior admitiu, na entrevista coletiva, que a situação ainda não se resolveu não foi por falta de vontade da atual gestão da Caerd. “Não houve interesse no passado quanto à manutenção das partes críticas da adutora”, declarou o promotor, acrescentando que a Caerd deve se esforçar para que os consumidores não sejam mais prejudicados.

Promotor de Justiça Pedro Wagner Almeida

“Não meça gasto nem esforço para que não ocorram graves prejuízos no abastecimento de água no 2º Distrito”, ordenou à Caerd o promotor Pedro Wagner, que capitaneou os vereadores Edivaldo Gomes, Joaquim Teixeira e Sílvia Cristina, numa vistoria “in loco” a diversos pontos da cidade aonde havia reclamações.

Os investimentos para melhorar o abastecimento de água em toda a cidade já são reais. Pelo projeto executivo, a proposta é atender todos os imóveis da cidade com o fornecimento de água tratada.

“A nova adutora já está sendo construída e um novo reservatório também”, antecipa Berberian. Ela estima a conclusão da obra para novembro deste ano.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Água, Convênios, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Serviço