CAPACITAÇÃO

Caerd realiza treinamento de funcionários da área de atendimento das unidades do interior do estado

18 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) realizou as capacitações dos atendentes da Unidades de Negócios do Interior do Estado, no período de 9 a 15 de setembro. Os treinamentos versaram sobre as Técnicas de Atendimento ao Público e Técnicas de Negociação e foram ministrados, respectivamente, por Aldenir Tavares de Lima, da Divisão de Suporte ao Atendimento, e Landoaldo Teles Novais, da Superintendência de Operações Comerciais.

“A intenção dessa capacitação é a de que os atendentes das Unidades de Negócios sejam receptivos e demonstrem o interesse em resolver os problemas apresentados pelos clientes. Neste sentido, apresentamos três características essenciais para um atendimento de excelência ao cliente: aparência, voz e postura”, disse Aldenir Tavares.

Para ele, a relação interpessoal entre o atendente e o cliente expressa o “cartão de visita da Caerd”, isto é, “cada empregado, no momento do atendimento é o ‘Relação Pública’ da Companhia”.

Servidores foram treinados durante esta semana

De acordo com Landoaldo Novais, é importante a interação de todos áreas da empresa com o Atendimento. “Os atendentes precisam conhecer as ações e diretrizes (Instruções Normativas) da Caerd, para que façam uma boa negociação com o cliente, quando este trouxer a solicitação ou apresentar um problema”, observou.

Novais esclareceu aos participantes as quatro fases de um processo de negociação: preparação, discussão, proposta e o fechamento. “A melhor forma de negociar é aquela em que haja o ganha-ganha, na qual as partes envolvidas (Caerd e cliente) tenham a melhor proposta”, disse.
Segundo Neuza Gomes dos Santos, superintendente regional Rio Guaporé, as capacitações utilizaram ferramentas práticas e objetivas, além de serem bem explanadas.

Entre funcionários e estagiários da Caerd, 84 atendentes participaram das capacitações, os quais integram as Superintendências Regionais – Rio Jamari, Rio Jaru, Rio Machado e Rio Guaporé. Em agosto foram treinados os funcionários do atendimento das Superintendências Rio Madeira e Rio Candeias.

Texto: Caerd
Fotos: Caerd