Governo de Rondônia
28/03/2024

CAFEICULTURA

Produção de Rondônia será apresentado no maior encontro de café do Brasil

20 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A superioridade da cafeicultura rondoniense, revelada com o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora do Estado de Rondônia, será conhecida em nível nacional. Os quatro vencedores, três de melhor café tanto em grão quanto em bebida, e um em sustentabilidade, estarão participando, no período de 21 a 23 de setembro, da 4ª Semana Internacional do Café. O evento será realizado em Belo Horizonte-MG e reunirá os maiores cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores da bebida mais amada do Brasil: o café.

Melhor café de Rondônia

Melhor café de Rondônia

Realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Secretaria da Agricultura (Seagri) e Agencia de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO) e Câmara Setorial do Café de Rondônia, o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café surpreendeu seus organizadores e especialistas provadores de café que vieram a Rondônia certificar a qualidade apresentada. O evento trouxe ânimo aos cafeicultores rondonienses que aguardam ansiosos a realização da segunda edição, prevista para 2017.

Os quatro vencedores (quadro 1) foram convidados a participar 4ª Semana Internacional do Café na capital do maior produtor de café do país. Acompanhados de autoridades, dirigentes e técnicos das instituições organizadoras eles terão oportunidade de participar de palestras, trocar experiências e se relacionar com os maiores produtores e compradores mundiais de café.

Também acompanharão a comitiva, representantes da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), no intuito de buscar novos caminhos para investimento e comercialização da produção do café de Rondônia.

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ

A 4ª Semana Internacional do Café é considerada o maior encontro de café do Brasil, pois reúne todos os segmentos nacionais e internacionais relacionados à cafeicultura mundial com o objetivo de desenvolver o mercado e divulgar o café brasileiro para os potenciais países compradores.

O estado de Rondônia contará com um estande para expor seus produtos e oferecerá degustação dos cafés classificados durante o concurso. O diretor-vice-presidente da Emater-RO, Marcio André Milani lembra que, para chegar a esse patamar de qualidade a Emater-RO, através de seus extensionistas e parceiros, trabalharam arduamente, trazendo o que há de melhor para o estado. “Em meados de julho de 2015 trouxemos a discussão sobre o Programa Café Sustentável do IDH e assinamos a Carta de Cooperação dos Serviços de Extensão do Brasil que garantiu ao estado de Rondônia nortear ações para melhoria da sustentabilidade da cafeicultura. De lá para cá os projetos voltados à promoção da sustentabilidade trabalhados com os pequenos e médios produtores de café foram intensificados e o resultado é esse que vemos hoje”.

Ainda durante o evento a comitiva rondoniense participará de duas reuniões. A primeira, como integrante do Grupo de Trabalho do Programa Brasil da Plataforma Global do Café (GCP), que passará a contar com a participação da Fair Trade International, uma parceria entre produtores e comerciantes, empresas e consumidores e que representa o maior e mais reconhecido sistema de comércio justo do mundo. A segunda com o engenheiro agrônomo especializado no agronegócio do café, coordenador do Programa Brasil da Plataforma Global do Café e um dos palestrantes do evento, Pedro Ronca, para discutir questões sobre os caminhos da sustentabilidade no Mundo.

melhor-cafe-de-rondonia-sera-apresentado-no-maior-encontro-de-cafe-do-brasil_quadro_1Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas através do link http://semanainternacionaldocafe.com.br/br/#home

Leia mais:
Rondônia participa da 4ª Semana Internacional do Café em Minas Gerais


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo