Governo de Rondônia
19/03/2024

CAFEICULTURA

Café Robustas Amazônicos tem 9 premiados de Rondônia no Coffee of the year Brasil 2019

14 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Entre os 30 melhores cafés da espécie canéfora (robusta e conilon) que estão concorrendo à premiação nacional no Coffee of the Year em 2019, estão nove de Rondônia. E entre estes temos duas mulheres, um indígena, jovens e famílias que se dedicam com muito amor à cafeicultura de Rondônia.

O apoio institucional do Governo de Rondônia junto aos produtores de café, através das ações da Secretaria da Agricultura e Emater, produz frutos de sucesso e reconhecimento. O resultado é a premiação internacional do Café e temos nove rondonienses entre os 30 premiados.

O Estado de Rondônia é o quinto maior produtor de café do país e está entre os três maiores estados produtores da espécie canéfora (Robusta e Conilon). É importante sabermos do grande potencial de Rondônia no processo de produção de Robustas especiais ou finos. Robusta e Conilon possuem fatores de plantas, frutos e propriedades organolépticas – cor, sabor e aroma que os diferenciam, mesmo que sejam aparentemente semelhantes.

Todos esses esforços demonstram que a cafeicultura de Rondônia chega a um patamar de respeitabilidade pelos fatores plural, inclusiva, diversificada, genuína e com qualidade reconhecida nacionalmente.

Robustas Amazônicos reúne as qualidades  essenciais para a ‘terceira onda do café’, pelos seus aromas e sabores que até então não era dada a atenção merecida e pouco explorado. O pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves afirmou que ‘a terceira onda do café’ é uma expressão popular que identifica um momento de maior intimidade e conexão de toda a cadeia produtiva do café. É a rastreabilidade de todo o processo produtivo, do campo à xícara. Um ambiente em que todos estão conectados pelo café.

A premiação do Coffee of the Year será no dia 22 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Victoria Angelo Bacon
Fotos: Embrapa Rondônia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Concursos, Cultura, Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo