CAFEICULTURA

Cafeicultores classificados no concurso de qualidade do café são premiados em Porto Velho

14 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Produção com qualidade e sustentabilidade.

Os vencedores do 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora do Estado de Rondônia receberam seus prêmios em solenidade realizada nesta quarta-feira (14), no pátio do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. O evento contou com a participação de autoridades e representantes das instituições parceiras. Ao todo, foram entregues mais de R$ 30 mil em prêmios, além da garantia da venda das sacas de café e uma passagem para participação de evento a ser realizado em nos próximos dias, em Minas Gerais.

O 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora do Estado de Rondônia surpreendeu seus organizadores e parceiros pela participação dos produtores e qualidade dos produtos apresentados. Apesar do curto espaço de tempo, 184 cafeicultores apresentaram amostras de sua produção para análise, no intuito de mostrar que Rondônia sabe produzir café de excelente qualidade.

Realizado pelo governo estadual em uma ação conjunta entre Secretaria do Estado de Agricultura (Seagri), Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO) e Câmara Setorial do Café de Rondônia, o concurso trouxe um novo ânimo aos cafeicultores do estado. A parceria da iniciativa privada somada ao interesse de empresas nacionais e internacionais compradoras e exportadoras de café também foi de grande importância na realização do evento que apresentou um café diferenciado dos padrões rondonienses reconhecidos.

A solenidade de premiação aos três primeiros classificados como o melhor café em grãos e em bebida e o cafeicultor de produção sustentável contou com a presença do vice-governador Daniel Pereira que falou da importância em se produzir com qualidade e sustentabilidade. “Rondônia desponta como um grande produtor e isso não seria possível se não fosse o desenvolvimento tecnológico”, disse.

Rondônia será representada , de forma positiva, o estado em nível internacional.

O vice-governador disse ainda ter participado de diversos Dias de Campo e acompanhado o crescimento da cafeicultura no estado e que se orgulha em saber que esses produtores estarão representando Rondônia durante a Semana Internacional da café a ser realizada nos dias 21 a 22, em Belo Horizonte-MG. “Isso vai expor, de forma positiva, o estado em nível internacional”.

O chefe da Embrapa, Alaerto Luiz Marcolan, disse que a instituição vem trabalhando com pesquisa e tecnologia na intenção de que essas tecnologias possam chegar até o produtor e fazer a diferença, e complementa, “a Emater tem feito muito bem esse papel”.

Para Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, diretor-presidente da Emater-RO, trabalhar a qualidade do café é extremamente necessário para agregar valor ao produto e aumentar a renda do cafeicultor. “A assistência técnica e extensão rural, a Emater está trabalhando para se obter, cada vez mais, café com qualidade e fazer de Rondônia o maior estado produtor de café conilon do Brasil.

Os grandes vencedores do concurso receberam premiação das mãos de autoridades como: secretario da Seagri, Evandro Padovani, presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, deputado estadual Mauro de Carvalho, presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Brás da Silva Neto (Tuta), entre outras autoridades presentes.

O evento foi abrilhantado com a apresentação da orquestra e do coral do projeto Dó Ré Militar, da Policia Militar de Rondônia, que busca a interação entre polícia e comunidade promovendo a inicialização musical e teatral para crianças na faixa etária de 7 a 12 anos.

Veja no quadro abaixo os cafeicultores vencedores e a características dos produto que lhes deram o título de melhor café de Rondônia.

vencedores-do-concurso-qualdade-cafe

Texto: Wania Ressutti