Governo de Rondônia
25/04/2024

QUALIDADE

Cafeicultores de Rondônia ficam entre os três melhores no concurso nacional de café

27 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Produtores de café de Rondônia vencem concurso, em Minas Gerais

O concurso Coffee of The Yer realizado no último dia 22 deste mês, em Belo Horizonte (MG), levou cafeicultores de Rondônia ao cenário de melhor café robusta: três amostras ficaram entre as melhores do país.

Os representantes de Rondônia ocuparam as seguintes classificações: Dione Bento, do município de Cacoal foi o 2° colocado e Wilson Surui , também de Cacoal, conquistou a 5° colocação, resultado inédito na história do café.

Está foi a primeira vez que cafeicultor indígena foi premiado na Semana Nacional do Café. “Um orgulho para o nosso estado, o  governador Marcos Rocha prioriza muito este setor”, pontuou o secretário Estadual de Agricultura, Evandro César Padovani.

Com a classificação do café de Rondônia na Semana Nacional do Café, o Estado teve a oportunidade de mostrar, mais uma vez, o produto rondoniense, junto com amostras selecionadas pelos melhores especialistas em café robusta do Brasil.

“Procuramos intensificar nossos trabalhos na Seagri junto aos cafeicultores, com o concurso Concafé, que chegou em sua quarta edição em duas categorias, Qualidade e Sustentabilidade com cerca de 300 inscrições. É um incentivo para os produtores”, ressaltou Regiane Lucas, coordenadora geral Concafé.

Uns dos pontos de destaque na Semana Nacional do Café, foi o concurso de Barista. Leo Moço, conhecido por vencer vários concursos, conquistou o Campeonato Brasileiro de Barista, concorreu e venceu com o café robusta de Rondônia. “Isso é mais uma mostra que o estado tem produtos de qualidade, que o transformou em vencedor do concurso de Barista, o maior vencedor da história”, acrescenta Evandro Padovani, secretário Seagri.

Indígena entra para história do café vencendo concurso Coffee of the yer

PROCESSAMENTO

O café produzido em Rondônia teve uma grande evolução nos últimos anos, resultado da inovação e tecnologia avançada utilizadas no processamento, como exemplo a fermentação do café chamado Spouting Process, no qual o fruto é colhido maduro e colocado em um recipiente fechado sem oxigênio e chega à fermentação.

Com esse processo, o café robusta amazônica passa a ter um sabor achocolatado. “Um gosto marcante com sua doçura que se incorpora nos florais e frutadas, o que é difícil no café robusta especial e se destaca onde quer que vá”, diz o especialista em Q Robusta Grader , provador de café, Janderson Dalazen. No concurso Coffee of the Yer amostras inscritas passaram pelo o Spouting Process.

CONCURSO 

O concurso é uma oportunidade especial para os produtores, quando eles têm a oportunidade de apresentar seus produtos, o que gera interesse dos compradores pelo o produto. Durante o evento, produtores de café de todo o Brasil expõem a qualidade do café de cada região. É demostrando, também, a qualidade dos cafés brasileiros, que melhoram a cada dia.

Leia mais:

Coffee of the Year em 2019: Café de Rondônia concorre à premiação nacional em Belo Horizonte

Valor da Produção Agropecuária de Rondônia deve atingir R$ 10,2 bilhões este ano

Rondônia se destaca internacionalmente na produção e exportação de algodão

Café Robustas Amazônicos tem 9 premiados de Rondônia no Coffee of the year Brasil 2019


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Assessoria- Seagri
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Concursos, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo