Governo de Rondônia
24/04/2024

Cai o número de doadores de sangue

03 d abril d 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Com as enchentes, calcula-se que as doações na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia tiveram uma queda de até 30%. Apesar da redução de doadores, a responsável pelas ações sociais da FHEMERON, Maria Luiza Pereira, afirma que a necessidade de sangue não diminuiu.

SONORA – MARIA LUIZA PEREIRA – FALANDO SOBRE A DEMANDA.

Elton de Oliveira é trabalhador autônomo e afirma ser doador desde 1998. Para ele, as pessoas deveriam ser mais conscientes durante uma situação como esta, de enchente. Elton garante que a parte dele, ele está fazendo.

SONORA – ELTON DE OLIVEIRA – FALANDO SOBRE SUAS DOAÇÕES.

Apesar da queda nas doações de sangue, a assistente social da FHEMERON afirma que nunca houve registro de cancelamento de algum procedimento cirúrgico por falta de sangue em Rondônia.
Ela explica ainda, que para atender aos doadores com mais eficiência e conforto, o Governo do Estado tem investido em equipamentos laboratoriais e novos móveis. Além disso, assim como em todas as unidades de saúde estaduais, os servidores estão sendo orientados a recepcionarem os pacientes e doadores de forma acolhedora e humanizada.

SONORA – MARIA LUIZA PEREIRA 2 – FALANDO SOBRE OS INVESTIMENTOS.

Em uma semana, a FHEMERON, libera em média, cerca de 500 bolsas de sangue aos hospitais públicos e particulares em todo o estado. São mais de 80 mil litros de sangue por mês.

SONORA – MARIA LUIZA PEREIRA 3 – FALANDO SOBRE SER DOADOR.

Áudio: Cai-o-número-de-doadores-de-sangue.mp3 Download

Categorias
Governo, Saúde, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo