CONSÓRCIO

Câmara de Turismo do Brasil Central será instalada durante fórum em Rondônia

05 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Júlio Olivar recebe secretários de cinco estados nesta semana em porto Velho

Júlio Olivar recebeu secretários de cinco estados nesta semana em porto Velho

O Turismo passa a ser pauta no Fórum dos Governadores do Consórcio Brasil Central, por meio da Câmara de Turismo que será instalada em Rondônia nesta quinta-feira (6), durante reunião dos secretários dos Estados de Rondônia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Também participam como convidados os Estados do Acre e Maranhão.

A reunião será presidida pelo superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar. Na ocasião, ele apresentará um vídeo institucional mostrando Rondônia, bem como, projetos, ações, dados e indicadores do segmento turístico. Em seguida, serão feitos os encaminhamentos e propostas dos participantes, e a escolha do presidente e secretário da Câmara.

Uma das propostas é a assinatura do termo de cooperação técnica prevendo a consolidação da Rota Turística Pantanal-Amazonas-Andes-Pacífico e o Pacto Pela Mídia Unificada entre os estados membros da Câmara. Além do turismo, o Fórum de Governadores conta com câmaras em outras duas áreas: saúde e educação.

Sobre o Fórum
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central foi criado durante o Fórum de Governadores do Centro-Oeste, em Goiânia, e posterior a isso agregou os Estados de Rondônia e Tocantins. Trata-se de uma autarquia que conta com quadro próprio de servidores bancados com o orçamento do bloco. O consórcio tem sede em Brasília, e o propósito é trabalhar em cooperação, especialmente nas áreas de educação, infraestrutura, logística, agricultura, energia e turismo, trocando experiências e buscando interesses e esforços conjuntos para a promoção do desenvolvimento da região.

Texto: Taciana Guzman
Fotos: R. Machado/Setur