Governo de Rondônia
Domingo, 13 de junho de 2021

OUTUBRO ROSA

Caminhada Cooperativista entre parceiros encerra as atividades do Outubro Rosa na SEAS

23 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A III Caminhada Cooperativista, realizada em Porto Velho no último final de semana pela Sescoop/RO, contou com a participação de órgãos e secretarias parceiras, entre elas a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas). O ônibus lilás esteve no local escolhido, o Espaço Alternativo, para o trabalho de conscientização das mulheres feito pela gerência da mulher com a participação da secretária adjunta da Seas, Vilma Alves.

Segundo a gerente do núcleo especializado, apesar de contínua, as ações do Outubro Rosa continuam sendo essenciais para a conscientização das mulheres tanto quanto à saúde, tanto quanto aos direitos. “De 10 mulheres, 7 não sabem como fazer o autoexame, ou onde procurar ajuda caso sinta algo diferente na mama. E esse número fica ainda mais alarmante quando falamos de diretos. É algo que precisa ser trabalhado sempre”, explica Dejanira Maria.

Ações

Durante os primeiros dias do mês, a equipe da SEAS esteve em alguns locais promovendo a campanha. O Tudo Aqui e o Restaurante Prato Cheio são uns dos pontos que receberam a unidade móvel, uma das alternativas encontradas para minimizar a distância entre a população e a informação. Ele é adaptado e equipado com duas salas para o atendimento emergencial, com equipe multidisciplinar treinada para escuta de denúncia das mulheres, seja ela qual for, prestando o primeiro atendimento.

“Nós abordamos as mulheres, mostramos o material da campanha e as levamos para a unidade, caso haja a necessidade. Lá elas são ouvidas, amparadas e orientadas sobre os principais tipos de violência, que seriam a física, sexual, patrimonial, moral e psicológica”, resumiu a gerente sobre as ações.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Vieira
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe