Governo de Rondônia
Terça, 02 de junho de 2020

SAÚDE PÚBLICA

Campanha da Polícia Civil vai reunir doadores de sangue para Fhemeron em todo Estado de Rondônia

08 de maio de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Em colaboração com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), que está com seu estoque de sangue praticamente a zero, a Polícia Civil de Rondônia encabeça e coordena, de segunda a sexta-feira, 11 a 15 de maio, um grande ato de doação por meio da campanha “Doar é um ato de amor, amor que se multiplica”, com apoio de várias entidades parceiras que têm o mesmo objetivo.

A campanha organizada pela Polícia Civil de Rondônia visa atender a necessidade de formação de estoque de sangue da Fhemeron

De acordo com a delegada, Alessandra Paraguassu, diretora-geral adjunta da Polícia Civil (PC), o objetivo da campanha é socorrer a Fhemeron neste momento de crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus, que desabasteceu os estoques de sangue em todo Estado de Rondônia. A Polícia Civil conta com a parceria fundamental da Federação de Ciclismo de Rondônia e de uma faculdade privada de Rondônia nesta jornada de cidadania e solidariedade humana.

Para o atendimento desta missão de solidariedade, o titular da PC, delegado Samir Fouad Abboud, encaminhou documento (Memorando-Circular nº 1/2020/PC-ASSCOM) a todas unidades da Polícia Civil do Estado, pedindo o engajamento do maior número possível de policiais voluntários para a doação de sangue, numa ação que classificou como ato de solidariedade e cidadania da instituição, de modo a colaborar direta e indiretamente com atendimento das necessidades da população, e principalmente dos que dependem da doação de sangue para restabelecer a saúde.

REDE DE APOIO

De acordo com a assistente social, Maria Luiza Pereira, que é responsável pela captação de doadores da Fhemeron há 22 anos, a Fundação está vivendo neste momento da solidariedade de instituições, entre outras, como a Polícia Civil de Rondônia, o Exército Brasileiro, a Força Aérea, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e da ação de uma faculdade particular, que patrocina as camisetas para os doadores e oferece os serviços dos acadêmicos de biomedicina nos testes rápidos de hepatite.

Ela explicou que com a crise na saúde pública, oriunda da pandemia do novo coronavírus, a situação da Fhemeron foi se agravando em decorrência do afastamento dos doadores tradicionais, preocupados com o contágio e a disseminação da Covid-19, e que por isso os estoques de sangue em todas as unidades de coleta da Fundação sofreram uma queda vertiginosa sem precedente nos seus níveis (estoque e coleta), o que demanda uma necessidade contínua do sistema geral de saúde (hospitais em todo Estado de Rondônia) para atender as emergência e as transfusões de sangue.

“Por isso não podemos parar e pedimos o apoio dos doadores”, disse destacando que com o Decreto de Calamidade Pública, o horário de atendimento nas unidades da Fundação em Porto Velho e no Interior passou a ser das 7h15 às 12h, de segunda-feira a sábado.

ENDEREÇOS PARA COLETA DE SANGUE

No documento encaminhado às unidades da Polícia Civil, o delegado Samir Fouad Abboud relaciona os postos com respectivos endereços das unidades da Fhemeron em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Guajará Mirim, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena, de modo a facilitar a movimentação e deslocamento dos policiais civis para a doação de sangue.

Os endereços para doação de sangue nas unidades da Fhemeron são os seguintes: Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia, em Porto Velho, Rua Benedito de Souza Brito, s/nº, Setor Industrial – Telefone (69) 3216-2234; Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes, Rua Cassiterita, nº 3613 – Centro de Ariquemes – Telefone (69) 3535-2659; e Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná de Ji – Paraná, Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440, Centro – Telefone (69) 3421-1615.

Também estarão recebendo os policiais civis neste período para doação, a Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim, Av. XV de Novembro, nº 1299, Centro – Telefone (69) 3541-6073; Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura, Av. Cuiabá nº 5424, Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal – Telefone (69) 3442-1328, Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal, Av. Malaquita, s/nº, Bairro Josino Brito, ao lado do Hospital Regional de Cacoal – Telefone (69) 3441-0823; e o Hemocentro Regional de Vilhena, Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena – Telefone: (69) 3322-2400.

Leia Mais:

Com estoque de O positivo e negativo baixo, Fhemeron convoca doadores na capital

Com redução do estoque de sangue na Fhemeron, militares fazem doação para evitar desabastecimento


Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Governo, Polícia, Rondônia, Saúde


Compartilhe