SANIDADE ANIMAL

Campanha de vacinação contra febre aftosa será aberta no próximo sábado, em Buritis

07 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A 40ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa será aberta oficialmente em solenidade no próximo sábado, 9, no município de Buritis, na Escola Estadual Buriti, a partir das 9h. O período para vacinação começa no dia 15 de abril e segue até 15 de maio, tendo até 20 de maio para o produtor declarar a vacinação.

09042012101039AFTOSA

Produtores terão até o dia 20 de maio para declarar a vacinação

O gerente de Defesa Animal da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Fabiano Alexandre dos Santos, explica que nesta etapa devem ser vacinados bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses, mas que todo o rebanho deve ser declarado em uma unidade da Agência. A expectativa é que 5,5 milhões de animais sejam imunizados nesta etapa.

Para fazer a declaração, o produtor deve levar anotado quantidade, sexo e faixa etária dos animais. “É importante ressaltar que mesmo que o produtor não tenha bovino ou bubalino com menos de 24 meses ele deve fazer a declaração na Idaron”, fala Fabiano Alexandre.

O Estado de Rondônia é sétimo maior rebanho bovino do país e quarto maior exportador de carne e derivados. “Temos excelentes números por causa da parceria do Governo do Estado, através da Idaron, com os produtores rurais rondonienses”, conta o diretor Executivo da Agência Idaron, Avenilson Trindade.

O diretor Executivo destaca que o produtor deve ficar atento ao horário de funcionamento das unidades da Idaron. “Todas as unidades da Agência Idaron funcionarão das 7h30 às 13h30. Por isto, pedimos ao produtor para que declare a vacinação assim que possível, evitando deixar para última hora”.

Rondônia é área livre de febre aftosa com vacinação desde 2003. O último caso da doença no Estado aconteceu em 1999.

1ª ABERTURA REGIONAL DE CAMPANHA

Esta Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa terá a abertura oficial e a 1ª Abertura Regional de Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa ocorrerá  na mesma data, no Vale do Anari, na RO 133, Km 12, Núcleo Urbano Alto Alegre.

No evento, que será iniciado às 8h, haverá palestras sobre brucelose, febre aftosa e nematoides do cafeeiro, além de uma confraternização. O supervisor Regional de Jaru, Juliano Silva dos Santos, conta que a atividade ocorrerá a pedido da comunidade. “Nós não tínhamos como deixar de atender ao pedido”.

SEMANA DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Começou na segunda-feira (04) a Semana de Educação Sanitária, que será encerrada junto com a solenidade de abertura da 40ª Etapa de Vacinação. Estão ocorrendo palestras sobre sanidade animal e morte súbita do braquiarão; curso de boas práticas de vacinação; dia de campo sobre a cafeicultura e apresentação de teatro de fantoches.

“A semana de educação sanitária tem o objetivo de mobilizar a comunidade local para o lançamento da campanha e alertar sobre a importância da vacinação e boas práticas no campo”, conta o coordenador do Programa de Educação Sanitária da Idaron, Dalmo Bastos Sant’Anna.

Saiba mais:
Semana de Educação Sanitária em Buritis antecede lançamento de campanha de vacinação contra febre aftosa

Texto: Amabile Casarin
Fotos: Elaine Barbosa