Governo de Rondônia
29/03/2024

SAÚDE

Campanha Integrada Outubro Rosa também trata sobre prevenção à sífilis

11 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A campanha integrada conta com a participação de diversos órgãos parceiros envolvidos

Na próxima segunda-feira (14) será oficialmente lançada a Campanha Outubro Rosa, nas escadarias do edifício Pacaás Novos, do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A solenidade contará com a presença do governador Marcos Rocha, da primeira dama e secretária de Ação Social, Luana Rocha e demais autoridades.

Segundo a diretora geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Ana Flora Camargo Gehardt, no último dia 5, a Agevisa junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), fez a abertura da campanha, e as ações de prevenção já estão planejadas para todo o mês, com a distribuição de material e medicamentos para todos os municípios.

“Estamos tratando não só do câncer de mama, com a campanha do Outubro Rosa, mas agora também incluindo a prevenção ao câncer de colo de útero e sífilis. É importante que as mulheres procurem as unidades de saúde, além de prevenir a sífilis com o uso do preservativo. Mas é bom que saibam que tem cura, tem tratamento, e nós temos medicamento para isso. Os parceiros também devem acompanhar as mulheres e fazer o tratamento para que o problema não volte a ocorrer”.

A coordenadora estadual de Sífilis, Estela Maris, diz que há 39 notificações de novos casos este ano em Rondônia, sendo 33 na capital. “Estamos preocupados com os casos de sífilis congênita, que é quando a mãe passa para o filho durante a gestação. Portanto ressaltamos a importância do pré-natal, e sempre com o parceiro acompanhando para que o casal receba a medicação e faça corretamente o tratamento”, diz Estela.

AÇÃO

A campanha integrada conta com a participação Agevisa, Sesau, Seas e do Hospital do Amor, que estará disponibilizando a Carreta do Amor para atender à população do Residencial Orgulho do Madeira, Zona Leste da cidade, durante toda a tarde de segunda e terça-feira (15).

No local, serão realizados os testes rápidos de DST/Aids, sífilis e hepatites virais, assim como o preventivo e mamografia na carreta do Hospital do Amor.

Leia Mais:

 Agevisa alerta para vacinação contra tétano em Rondônia; maioria dos casos ocorre em homens com mais de 40 anos

 Infecções hospitalares diminuem em Rondônia e resultados serão apresentados pela Agevisa

 Agevisa orienta sobre os riscos da Doença do Pombo; saiba como evitar e se prevenir


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo