Governo de Rondônia
28/03/2024

AMOR AO PRÓXIMO

Campanha “Junho Vermelho” reforça a conscientização da população em doar sangue e poder salvar vidas

02 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Atualmente, entre 50 a 60 pessoas comparecem por dia à Fhemeron para doar sangue

“Seja qual for o tipo sanguíneo, o importante é salvar vidas”. A frase da gerente de captação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Maria Luíza, traz a reflexão da importância da doação voluntária de sangue, considerada um ato de amor ao próximo. É com esse sentido que o Governo de Rondônia conscientiza a população para as atividades desenvolvidas neste mês e que serão reforçadas pela campanha nacional denominada “Junho Vermelho”.

A campanha tem como foco o incentivo para que a população possa se engajar neste ato, onde uma única bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes. Maria Luíza reforça a importância da campanha, para que possa aumentar a conscientização sobre a necessidade de doar e, consequentemente, garantir o estoque de sangue na unidade e poder atender às crescentes demandas.

Cleiton Camilo reforça a frase: “fazer o bem, sem olhar a quem”

Na manhã desta quarta-feira (2), o funcionário público Cleiton Camilo, compareceu à Fhemeron para manter o ato de solidariedade. Há 15 anos, ele tem mantido o compromisso de doar sangue, deixando claro a satisfação de saber que vidas podem ser salvas. “Fazer o bem sem olhar a quem. É importante que as pessoas olhem com atenção para a importância de ser um doador e saber que o que estamos doando vai salvar alguma pessoa. O sangue não se encontra em mercados e, por isso, há à necessidade desse ato de amor ao próximo”.

O também funcionário público, Bruno Ranconi, enfatizou que o ato se trata de uma sensação boa, com a certeza de que o sangue que está doando estará salvando até quatro vidas. “É um hábito que tenho há quatro anos. Faço doações sempre nos meses de março, junho, setembro e dezembro. Me sinto muito bem e sei que o sangue que estou doando é valoroso para alguma pessoa que está precisando”, disse emocionado.

A gerente de captação da Fhemeron lembra, que a Campanha “Junho Vermelho” acontece exatamente no mês em que também se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado todo dia 14 de junho de cada ano. A data, segundo enfatiza Maria Luíza, tem como finalidade homenagear a todos os doadores, bem como conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato.

PANDEMIA 

Maria Luíza fala das dificuldades que surgiram logo no início da pandemia do coronavírus, que chegou a afastar muitos doadores da Fhemeron. No entanto, alternativas foram criadas para que o doador se sentisse seguro, com todo protocolo de segurança adotado. O uso da tecnologia também foi necessário para garantir maior aproximação com os doadores.

Bruno fala da sensação de estar ajudando a salvar vidas

“Conseguimos driblar as dificuldades com a pandemia. Criamos grupos nas redes sociais, como no WhatsApp. Usamos mensagens e adotamos o uso do aplicativo “Sangue Amigo”, com o objetivo de auxiliar o contato entre o banco de sangue e o doador. As doações de sangue não podem parar, pois vidas estão dependendo delas”, explica Maria Luíza que aproveita para agradecer aos parceiros e instituições que sempre garantem apoio às ações da Fhemeron.

A gerente de captação chama a atenção para o estoque baixo dos tipos sanguíneos “O Positivo” (O+), “O Negativo” (O-), e “A Positivo” (A+).  Ela ressalta que, atualmente, entre 50 a 60 pessoas comparecem por dia à Fhemeron para doar sangue, mas admite que o ideal será, pelo menos, 100 pessoas diariamente.

“A campanha “Junho Vermelho” é uma forma de estimular a população para que doe sangue e possa reforçar, nesse momento ainda de pandemia, o estoque. Há mais de um ano que a Fhemeron trabalha com a estocagem de quase 30% da capacidade, porém, com a mesma demanda transfusional. A preocupação do Governo de Rondônia é manter o estoque que atenda essa demanda. Para isso, necessitamos que as pessoas se compadeçam com a dor do próximo, tendo em vista que o sangue não se encontra em farmácia. É um momento para as pessoas fazerem uma reflexão sobre até que ponto estando saudáveis podem ajudar ao próximo”, argumenta Maria Luíza.

Ao finalizar, a gerente de captação deixa claro que a campanha “Junho Vermelho” é mais um incentivo e, anualmente, reforça à necessidade de aumento das doações, sensibilizando cada cidadão da importância de se doar sangue, definido por ela como um gesto de amor que salva vidas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo