Governo de Rondônia
28/03/2024

VISIBILIDADE TRANS

Campanha lançada neste domingo em Porto Velho pede mais amor e menos transfobia

30 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Mais amor e Menos Transfobia é o tema da campanha que foi lançada pelo governo do Rondônia, neste domingo (29), na Praça Aluízio Ferreira, em Porto Velho, com espetáculo apresentado por transexuais.

Transexuais fizeram apresentação especial no lançamento da campanha

Transexuais fizeram apresentação especial no lançamento da campanha

O objetivo da campanha, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), é informar e conscientizar toda a sociedade e dar visibilidade às diversas vozes sobre as experiências culturais, políticas e subjetivas de gênero e sexualidade. Para isso, serão realizados debates, campanhas e rodas de conversas sobre o tema com especialistas e convidados, evolvendo o Conselho Estadual de Direitos Humanos. A campanha é permanente e tem a meta de fortalecer a rede de serviços socioassistenciais, saúde integral, atendimento humanizado e respeito para travestis, mulheres e homens transexuais.

A ampliação do acesso a travestis e mulheres e homens trans à rede de serviços socioassitenciais e de saúde passa pelo respeito ao nome social e pelo enfrentamento à discriminação por identidade de gênero, construída a partir de como a pessoa se reconhece ou se apresenta.

As pessoas transvestigêneres não estão inseridas nas escolas e universidades devido ao desrespeito e às agressões físicas e psicológicas sofridas nesses espaços. Este cenário elimina as pessoas trans do mercado de trabalho que também não está preparado para acolher. A Seas recebe em todo o estado várias denúncias, relatos de preconceito e discriminação.

“A obrigação de abordar esse tema vem desta demanda que cresce. E nós temos essa obrigação de apoiar e fortalecer a campanha de Visibilidade Trans, para que o respeito ultrapasse qualquer barreira”, declarou a gerente das Politicas LGTB, Vanessa Diniz.

O 29 de janeiro foi o dia escolhido para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data é o marco da luta pela cidadania e respeito às travestis, homens e mulheres trans. A data foi criada em 2004 e tem como objetivo ressaltar a importância do respeito a esse grupo na sociedade brasileira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo