Governo de Rondônia
25/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Campanha nacional do turismo amazônico será lançada durante Fórum de Governadores em Rondônia

02 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Será lançada na próxima sexta-feira (5), durante  14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece em Porto Velho, uma ampla campanha de promoção do turismo nos estados do bloco, que é composto por Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Mato Grosso e Tocantins. Está prevista a participação do ministro do Turismo Marx Beltrão no evento.

Cira Moura, coordenadora do evento, reforça a importância dos temas a ser discutidos

Cira Moura, coordenadora do evento, reforça a importância dos temas a ser discutidos

A proposta da campanha é mais ampla que a simples publicidade. Pretende mostrar a região para o País, além de incrementar do setor turístico e alavancar a economia na região.

O ministro foi convidado a participar do fórum pelo governador de Rondônia Confúcio Moura, anfitrião do encontro.

O 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal também vai debater e deliberar extensa pauta relacionada à segurança pública, meio ambiente e comunicação pública. Durante o evento, será firmado o protocolo de intenções para a criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

No primeiro dia do fórum, as equipes técnicas dos nove estados membros do bloco se reunião em câmaras setoriais para discutir e finalizar temas que serão apresentados aos governadores para deliberação na sexta-feira.

“Os assuntos não serão exauridos aqui. Não haverá tempo suficiente para isto, mas continuarão sendo avaliados posteriormente”, explicou Cira Moura, secretária chefe do gabinete do governo de Rondônia, que coordena a equipe organizadora do fórum.

Na área ambiental, por exemplo, deve ser tratado o compartilhamento de informações e tecnologia para o fortalecimento do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental, entre outros itens.

A agenda da segurança pública inclui discussões sobre a inteligência estratégica e as operações integradas nas fronteiras e gestão de conflitos agrários.

CONSÓRCIO

A criação do Fórum de Secretarias de Comunicação da Amazônia Legal está entre os temas que serão analisados na pauta de Comunicação Pública, que reunirá titulares da pasta nos estados amazônicos. Eles abordarão assuntos, como as estruturas de comunicação governamental e experiências da comunicação pública e cidadã com o uso de novas tecnologias.

Um dos momentos mais importantes do encontro da sexta-feira, quando estarão presentes os governadores, será a assinatura do protocolo de intenções para a criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

O modelo será o mesmo do Consórcio dos Estados do Brasil Central, do qual já fazem parte Rondônia, Mato Grosso e Tocantins. A experiência tem sido vitoriosa nos pleitos apresentados ao governo federal, além de servir aos interesses internos da própria instituição.

Para Cira Moura, o consórcio é uma inovação no contexto nacional, uma vez que fortalece os estados politico e economicamente. “É uma fórmula que coloca os participantes na condição de protagonistas na interlocução com a União, por exemplo”, reforçou.

O fórum também trará a Rondônia convidados externos, que são os técnicos de instituições relacionadas aos temas principais a serem debatidos. Eles trarão contribuição fundamental para as discussões.

Leia mais:
Estados da Amazônia Legal querem reforço nas fronteiras para combate ao crime organizado

Referência em políticas ambientais, Rondônia irá compartilhar experiências com governos da Amazônia Legal em fórum

Governadores da Amazônia Legal vêm a Rondônia para definir criação de consórcio

Consórcio da Amazônia Legal fortalece governos da região para construir políticas ambientais juntos, diz secretário da Sedam


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo