PROTEÇÃO

Campanha Não Desvie o Olhar pretende prevenir e combater casos de violência contra crianças e adolescentes

05 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Para enfrentar a exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Governo de Rondônia, em parceria com as prefeituras dos 52 municípios do estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público, iniciou a campanha Não Desvie o Olhar. Durante o carnaval, as ocorrências de violência contra menores de idade aumentam significantemente.

A proposta é trabalhar com a identificação visual da campanha com banners, leques, TV, Radio, Cartaz, distribuição de panfletos com o slogan “Disque 100”, em eventos de grande concentração de pessoas. Em Porto Velho, as equipes coordenadas pela Seas saíram para a rua, a fim de conscientizar o brincante através das abordagens. Além dos eventos carnavalescos que estão na rota da equipe, rodoviária, aeroporto, Espaço Alternativo em Porto Velho também farão parte da meta.

Campanha foi lançada na quinta-feira

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Valdenice Domingos, afirmou que em Rondônia o lançamento da campanha mostra o comprometimento do Governo e todos os órgãos e instituições envolvidasna proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “Estaremos atuando em um período que se registra o crescimento de denúncias de violações de direitos”, destacou.

Segundo ela, além do governo, é muito importante que a sociedade civil também se engaje na campanha denunciando os casos de exploração sexual e trabalho infantil. “Precisamos da participação de todos”, afirma.

O promotor de justiça Marcos Valério Tarsila lembrou que o ano de 2015 foi um ano produtivo para as políticas das crianças e adolescentes, uma vez que em 2015  foram eleitos os novos conselheiros tutelares, “ Essa campanha é um ponta pé inicial para as políticas da criança e adolescente no ano, com essa campanha nós conseguimos unir forças, potencializar e dá eficácia para que o cidadão fique atento, e que não só o governo tenha essa preocupação, mas que também o cidadão ajude, ligando no numero disponibilizado para que seja realizados essas denuncias, o “Disque 100”. Disse

Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais