Governo de Rondônia
19/04/2024

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Campanhas contra queimadas e desmatamento ilegal serão lançadas na 5ª Rondônia Rural Show

24 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

painel 300x200

Cartaz da campanha contra o desmatamento ilegal

Lançar as campanhas de desmatamento ilegal “Pensar no Futuro é Agir Agora” e das queimadas “Preserve o Presente para Garantir o Futuro”, com ênfase nos prejuízos econômicos e nos malefícios ocasionados pelas queimadas, tanto no meio rural, quanto no meio urbano, principalmente com perda de matéria orgânica no solo, exposição das fontes de água potável, doenças respiratórias provocadas pela fumaça, poluição visual, entre outros. Esses são os objetivos do estande da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) na Rondônia Rural Show, que acontecerá desta quarta-feira (25) até sábado (28), em Ji-Paraná.

A sedam ocupará um espaço de 300 metros quadrados, situado na vitrine tecnológica de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente.

Entre os eventos propostos para serem realizados pela Sedam, estão a demonstração das riquezas e potencialidades das Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável, a divulgação das ações do Programa Arpa em Rondônia e na Amazônia, o lançamento do Licenciamento Online e palestras para faculdades com os temas: Piscicultura, Licenciamento, Plano de Manejo, Recuperação de áreas degradadas, Unidades de Conservação.

LICENCIAMENTO ONLINE

O objetivo é fornecer mais agilidade para o trâmite dos processos de licenciamento no âmbito do estado. Por meio de um sistema informatizado, será possível verificar de forma dinâmica se o empreendimento localiza-se no interior ou no entorno de unidades de conservação, facilitando a emissão ou não da licença. Dessa forma, será demonstrado ao público presente que não haverá mais necessidade de deslocamento do empreendedor até a capital para receber a sua licença.

No estande da Sedam estarão à disposição do público material promocional como pastas, cartilhas, cartazes e folders, divulgando ações e práticas educativas destinadas à sensibilização da coletividade sobre questões ambientais, sua mobilização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

FLORESTAS PLANTADAS

A Coordenadoria de Florestas Plantadas ficará responsável pela demonstração de que a atividade florestal proveniente de florestas plantadas pode ser muito rentável para pequenos, médios e grandes produtores, caso consigam agregar valor à produção florestal na própria propriedade.

Será apresentada uma serraria móvel, na parte externa do stand, que demonstra uma excelente alternativa para agregar valor à madeira de florestas plantadas e haverá distribuição de mudas de espécies florestais nativas e exóticas em parceria com a Ecoporé.

Os servidores da Coordenadoria de Licenciamento e Monitoramento de Atividades Potencialmente Poluidoras estarão realizando um plantão tira dúvidas. Haverá palestras com a demonstração do procedimento para licenciamento ambiental de empreendimentos, além da apresentação da metodologia para vistoria da atividade de piscicultura no Estado de Rondônia.

A Coordenadoria de Recursos Hídricos demonstrará os procedimentos para licenciamento ambiental dos recursos hídricos, assim como apresentará o desenvolvimento de um protótipo da sala de situação, composta de equipamentos, plataforma de coleta de dados, radar de pressão e medidor de nível de rio. O objetivo é apresentar o monitoramento das informações de ocorrência de eventos hidrológicos críticos, nos períodos de chuvas e secos.

Também foram mobilizados pelo Escritório de Gestão Ambiental de Ji Paraná mais de 300 alunos das redes estadual e municipal de educação para um passeio ecológico para que os estudantes conheçam a vitrine tecnológica de recuperação de Áreas de Preservação Permanente.

Ainda serão apresentados ao público, através de acervo fotográfico, palestras e vídeos, as atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Unidades de Conservação, a qual divulgará as ações do Programa Arpa em Rondônia e na Amazônia.

Serão concedidos certificados para os participantes inscritos nas palestras que serão desenvolvidas em um mini-auditório no próprio estande da Sedam.

Leia mais notícias da Rondônia Rural Show


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: divulgação Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Água, Capacitação, Ecologia, Economia, Educação, Evento, Governo, Indústria, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo