Campeonato Regional de Basquete em Cadeira de Rodas contou com o apoio da SECEL

19 de julho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

Basquete-Cadeirante (26)Aconteceu em Porto Velho, no último final de semana o Campeonato Regional de Basquete em Cadeira de Rodas que contou com o apoio do governo do Estado por meio da Secel.

A competição reuniu equipes de Rondônia, Pará e Amapá em cinco dias de disputa acirrada e contou com a presença de grandes nomes da modalidade, como o técnico da seleção brasileira feminina, Wilson Cajú e a técnica da seleção brasileira masculina, Fátima Fernandes.

“Viemos observar os atletas e encontramos grandes talentos, pré-selecionamos seis deles e agora vamos fazer alguns testes. Ano que vem tem a Copa América, o Campeonato Mundial e o Para-Pan-americano, precisamos de atletas para compor essa seleção”, afirmou Fernandes.

O árbitro goiano André Alves, da Confederação disse que sempre acompanha competições deste porte em todo o Brasil e parabenizou a organização, “O esforço e dedicação desta equipe e seus parceiros que enfrentaram uma série de dificuldades para proporcionar um bom evento aos participantes, é o mais importante”.

Os clubes do Pará se destacaram na competição levando os três primeiros lugares.  All Star Rodas saiu campeã invicta, o segundo lugar ficou a equipe All Star Rodas Girl, que disputou seis jogos e saiu com cinco vitórias e o terceiro lugar foi da DFPA, que em seis partidas perdeu apenas duas. O atleta Thiago Moraes, da equipe All Star, foi o cestinha do torneio, com 212 pontos marcados.

As equipes ADFPA do Pará e SESI Vida Ativa de Rondônia, foram classificadas para o Campeonato Brasileiro da Divisão de Acesso, que acontecerá em Belém/PA, de 27 de novembro a 2 de dezembro.

Cajú lembrou que a região norte está com a proposta de ampliar estas modalidades, “Já somos vistos com carinho especial no cenário nacional. Temos bons atletas que só precisam de mais incentivo”, afirmou o técnico que veio acompanhado a equipe All Star Girls composta em sua maioria por atletas da seleção brasileira.

A atleta da equipe All Star Girl que integra a seleção desde 2007, falou sobre a importância de competições como esta, “É uma ótima oportunidade para trocarmos experiências e nos prepararmos ainda mais. Ano passado conquistamos o bronze em Guadalajara, este ano temos Londres em agosto e o brasileiro da 1ª divisão em novembro. Estamos nos preparando para fazer o nosso melhor”, afirmou Lia Martins.

O Campeonato Regional Norte 2012 foi realizado pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) em parceria com a Sociedade Vida Ativa, de Rondônia, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa