29/03/2024

Candeias do Jamari terá 125 vagas de cursos do Projovem Trabalhador

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O município de Candeias do Jamari foi um dos doze contemplados com a parceria do Governo Federal com o Governo do Estado, na execução do Programa Projovem Trabalhador.

11 _ PROJOVEM CANDEIAS_1024x683

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Candeias do Jamari, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas) lançou o Programa Projovem Trabalhador Juventude Cidadã que irá capacitar e profissionalizar dois mil jovens, com idades entre 18 a 29 anos, em todo Estado.

“A qualificação profissional é o marco para a inserção no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente. O Projovem tem o objetivo de preparar o jovem para o mercado profissional e para ocupações alternativas geradoras de renda”, destacou o secretário da Seas, Márcio Felix, que na ocasião representou o governador Confúcio Moura.

O secretário explicou ainda que além de qualificar o jovem, o programa garante a inserção de 30% deles no mercado de trabalho local e os alunos recebem bolsa auxílio financeiro no valor de R$ 600,00 (R$ 100,00 por mês), lanche, auxílio transporte, material didático contendo apostilas e kit estudantil.

Para o município de Candeias de Jamari, o projeto está ofertando 125 vagas, nas áreas de Telemática (informática e telecomunicações), Alimentação, Saúde e Turismo e Hospitalidade. As inscrições serão realizadas em parceria com o município, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

O secretário municipal de Cultura, Bruno Borsatti, que no ato solene representou o prefeito Osvaldo Souza, lembrou a importância da realização do programa para o desenvolvimento da cidade. “Esta é uma ótima oportunidade para os jovens, que serão qualificados e para o município de Candeias que dará um salto na qualidade dos serviços, com profissionais capacitados”, ressaltou.

11 _ projovem_1024x683

O estudante, Alesson Matheus, de 18 anos, estava muito animado para fazer sua inscrição, segundo ele, essa era a oportunidade que faltava para ingressar na área da saúde. ” Estou concluindo o ensino médio e sempre quis fazer um curso que me desse a oportunidade de trabalhar na área da saúde. O nosso município ainda é muito carente de profissionais nesta área”, afirmou Alesson.

Para a Madalena Souza, de 29 anos, a oportunidade veio em boa hora. “Preciso melhorar minha situação financeira e estava muito difícil conseguir bons empregos sem capacitação, não quero perder essa chance”, desabafou.

As inscrições para o Programa Projovem Trabalhador seguem até o dia 27 de março no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Candeias do Jamari, localizado na Rua Alfredo Jorge do Nascimento com 21 de abril, Bairro União.

Participaram ainda da solenidade o presidente da Câmara Municipal Neilton Bento; a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho Sandra Casaroli; o representante da Secretaria Municipal de Educação, Olavo Bernardes; além dos vereadores Cesar do Candeias, Brito, Lúcio Leonardo e Miguel Sena.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes