Governo de Rondônia
Sábado, 25 de maio de 2019

TREINAMENTO

Capacitação em sistema digital na área da saúde encerra nesta sexta-feira em Ji-Paraná

21 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Coordenador da Atenção Básica de Ji-Paraná, enfermeiro Bruno Freitas, admite que o novo sistema facilita o trabalho diário

Servidores de 17 cidades encerram nesta sexta-feira (22) o curso de capacitação tecnológica para alimentação de nova plataforma digital do Ministério da Saúde, o DigiSUS. O treinamento ocorre no auditório da Unijipa e tem a missão de dar maior celeridade e transparência na aplicação dos gastos públicos.

O novo sistema vai substituir outros dois em operacionalidade no país inteiro: o Sispacto e o SargSUS. O primeiro cuida de pactuação entre os municípios, estados e a União. O segundo, mais abrangente, engloba informações sobre os Planos Municipais de Saúde, Programação anual da saúde nos municípios e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A LOA define prioridades e metas que deverão ser atingidas no decorrer do ano, além de disciplinar todas as ações de despesas em saúde pública.

“Avalio essa nova plataforma digital como uma ferramenta mais eficaz, pois elimina o abastecimento de dados em dois outros sistemas agilizando até o trabalho diário da gente”, diz o coordenador do Departamento de Atenção Básica de Ji-Paraná, o enfermeiro Bruno César Freitas Ribeiro.

A capacitação vem sendo ministrada por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em todo o estado. O objetivo é que todas as prefeituras assumam a tarefa de fornecer os dados completos junto ao novo sistema online. Participam da capacitação dois servidores de cada cidade mais um representante do Conselho Municipal da respectiva localidade.

Servidora municipal de Seringueiras, Aline Franciele Rodrigues iniciou os trabalhos na área da saúde este ano. “Tudo para mim é novo. A capacitação é importante porque já começo fazendo tudo certinho dentro das exigências do sistema”, disse a servidora, pronta para absorver e colocar em prática os conhecimentos.

Estreante na área da saúde, a servidora de Seringueiras Aline Rodrigues está confiante de que desempenhará a função de alimentar o sistema DigiSus sem dificuldade

O DigiSus é um módulo de planejamento por meio da plataforma online para auxiliar o gestores municipais no processo de planejamento das ações e serviços de saúde. Por meio desse mecanismo, os gestores poderão alimentar o planejamento de saúde, a programação anual de saúde e enviar os relatórios de gestão sistematizando os dados.

Ao conduzir a capacitação em Ji-Paraná, a servidora estadual Eloia Duarte avalia o aprendizado como excelente. “O sistema é de fácil absorção e estaremos de prontidão caso algum servidor municipal tenha alguma dúvida durante a execução nas cidades de origem”, afirma Duarte.

As capacitações já ocorreram aos servidores das regiões de Vilhena e Cacoal. Ainda nesse mês, a equipe técnica da Sesau aplica o treinamento nas regiões de Rolim de Moura e Ariquemes. Em março, o treinamento ocorre em Porto Velho envolvendo representes das cidades do entorno e mais da região de Guajará-Mirim.

Leia mais:

 Servidores de 17 cidades serão capacitados em Ji-Paraná para alimentar plataforma digital do SUS


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Capacitação, Economia, Governo, Municípios, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Tecnologia


Compartilhe