CONSELHO DE DIREITO

Capacitação para Conselheiros Municipais dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa tem inicio em Porto Velho

22 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação para Conselheiros na capital ronsoniense

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa deu inicio a 1ª Capacitação para Conselheiros Municipais que atuam na política para o idoso no estado na noite desta quarta-feira, 21. Márcia Gebara, coordenadora  geral  de política de envelhecimento ativo e saudável da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos participou da abertura e em sua fala pontuou a atuação do Governo de Rondônia como positiva quando traz os conselheiros para se emponderarem das políticas e fortalecerem suas  atuações.

As condições de vida de milhões de idosos brasileiros revelam o quanto há de ser feito para que sejam garantidos a essa parcela da população a cidadania com autonomia e independência. O Conselho de Direito é um importante instrumento de acompanhamento e monitoramento da política dos órgãos gestores. Conforme previsto na Lei no 8.842, de 4 de janeiro de 1994, cabe aos Conselhos do Idoso – Nacional, Estaduais, do Distrito Federal ou Municipais – zelar pela garantia e efetividade dos direitos do idoso, além de assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, interação e, principalmente, fortalecer as propostas de inclusão social.

Tiago Sitta, coordenador estadual da política de Direitos Humanos

Para o coordenador estadual da política dos Direitos Humanos, Tiago Sitta, o alcance social da iniciativa da secretaria contribuirá com a formação de conselheiros conscientes e comprometidos com a concepção e atuação de seus papeis enquanto conselheiros e defensores dos Direitos da Pessoa Idosa.

Dos 52 municípios no Estado, 32 já tem Conselhos Municipais de Defesa da Pessoa Idosa. “Em função da rotatividade dos membros é preciso promover a capacitação para que todos conheçam com os objetivos e as atribuições dos conselhos do idoso, nas três esferas de governo”, esclareceu Deusdedi Rodrigues, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

A programação acontece até hoje, 22, com ampla abordagem dos temas pertinentes a esse tipo de atendimento personalizado. Entre os assuntos estão em pauta o Estatuto do Idoso, rede de atendimento, violência contra a pessoa idosa, inter-relacionamento saudável do idoso com o seu entorno, importância dos Conselhos Municipais, gestão e orçamento das instituições.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais