Governo de Rondônia
24/04/2024

Cultura

Caravana da cidadania e diversidade cultural debate políticas públicas na capital

19 de abril de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_9460Na noite da última quarta-feira (18) aconteceu no Teatro Banzeiros o encontro da Caravana da cidadania e diversidade cultural, uma iniciativa da secretaria de mesmo nome do Ministério da Cultura, que contou com a presença da secretária Márcia Rollemberg.

Na ocasião Márcia apresentou as propostas da nova secretaria, que é resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultural (SCC) e Identidade e Diversidade (SID). A secretária aproveitou para dar destaque a projetos que se encaixam a realidade desta região, como o Usinas, o Praça Esporte e Cultura e o Agente Jovem, segundo ela este último só tem 8 inscritos de Rondônia, um número bem abaixo da média esperada, “Rondônia tem condições de receber todos estes projetos. Ao chegar aqui encontrei articuladores dedicados e este é o primeiro passo, agora é aproveitar as oportunidades e correr atrás” acrescentou.

Esta secretaria é responsável pelo programa Arte, Cultura e Cidadania – Cultura Viva, da qual os 30 pontos de cultura de Rondônia fazem parte, segundo Márcia o trabalho realizado tem o objetivo de fortalecer uma rede de criação, formação, gestão, registro, pesquisa, intercâmbio, circulação e acesso à bens e serviços culturais e sobretudo estimular a participação social.

A titular da pasta acrescentou que “Para ser um ponto de cultura é preciso ter compromisso com a inclusão e os direitos civis sempre respeitando os valores e as necessidades da comunidade envolvida” e lembrou que na verdade estes requisitos são necessários para execução de todos os projetos do segmento.

O secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson ”Chicão”, lembrou que este é um momento de celebração “Rondônia vive o ano do patrimônio histórico em homenagem ao centenário da Estrada de Ferro, motivo de destaque nacional e reconhecimento dentro e fora do Estado e hoje podemos comemorar ainda a 4ª visita do Ministério da Cultura a nossa terra, isso significa que novas parcerias estão por vir, inclusive já podemos adiantar que ainda neste semestre teremos a apresentação de um edital de caráter regional, pensado especialmente para atender as necessidades da nossa Amazônia, no valor de 15 milhões” finalizou o secretário que aproveitou para agradecer o empenho de todos os presentes.

Durante a cerimônia aconteceram algumas intervenções culturais como a do ponto de cultura “Capoeiart” que subiu ao palco com crianças e adultos e mostrou um pouco do seu trabalho, a da Bailarina da Praça que apresentou esquete com a personagem “Cuca”, do Sítio do Pica-Pau Amarelo e a encenação do artista Bototo com o personagem “Beradeiro Pensador”, ao final da apresentação Bototo presenteou a secretária com uma obra de sua autoria denominada “O Tempo”.

Participaram também do evento o representante do MinC na região norte, Delson Cruz; o diretor de cultura e arte da Fundação Iaripuna, Valdson Pinheiro; o coordenador do Plano Estadual de Cultura do Ministério da Cultura, Fabiano Barros além de artistas, produtores, gestores, coletivos, grupos e universidades entre outros.

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Assessoria
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo