COMEMORAÇÃO

Carmela Dutra comemora 70 anos em solenidade festiva

18 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, em Porto Velho, comemorou na sexta-feira (15) os 70 anos de existência cuja data de criação é 19 de Dezembro de 1947. O evento reuniu dezenas de autoridades da área educacional e contou com a participação do vice-governador Daniel Pereira; do promotor de Justiça Marcelo Oliveira; o professor e escritor Abnael Machado, a coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, professora Irany Oliveira; e a diretora Geral de Educação da Seduc, professora Angélica Ayres, que representou o secretário de Estado da Educação de Rondônia, Waldo Alves.
Uma vasta programação foi elaborada pela organização e contou, inicialmente, com a distribuição de uma revista em que conta os 70 anos de criação do Carmela Dutra, Na sequência ocorreu a plantação de sete pés de Ipês, cada um simbolizando uma década, e que foram plantados por autoridades convidadas.

Evento realizado no Carmela Dutra

Um mural com o nome de ex-servidores e atuais servidores (desde 1947 à 2017) foi exibido em reconhecimento ao trabalho e contribuição que deram para o Carmela Dutra.

Atualmente, o Carmela Dutra tem como diretora a professora Vera Lúcia Borges da Silva de Lima e o vice-diretor é o professor Sandro Silveira.
O vice-governador Daniel Pereira enalteceu a qualidade dos ex-dirigentes do Carmela Dutra e elogiou os atuais servidores, que não medem esforços para que o estabelecimento de ensino conquiste mais espaço no setor educacional e venha ser uma referência.
O Carmela Dutra caminha para ser uma instituição educacional de Ensino Médio e Integral e, para tanto, segundo o vice-governador, em 2018 0 7º ano será eliminado. Em 2019 o 8º ano e em 2020 o 9º ano, adequando ao novo projeto pedagógico que está sendo proposto para o estabelecimento de ensino.
O promotor de Justiça Marcelo Oliveira afirmou de sua satisfação em participar da solenidade, pois foi estudante do Carmela Dutra e tem um carinho todo especial pelo Instituto de Educação e que sempre se destacou no cenário educacional de Rondônia. Um dos pés de Ipê foi plantado pelo promotor Marcelo Oliveira.
A professora Irany Oliveira elogiou a atual gestão escolar, sem deixar de citar importantes nomes da educação e que deram sua contribuição para o engrandecimento do Carmela Dutra, inclusive lembrando a professora Marise Castiel, cuja memória foi reverenciada e homenageada pela organização dos festejos.
A professora Angélica Ayres agradeceu pela homenagem que recebeu e disse que o Carmela Dutra, no conceito da Seduc, é uma referência no setor educacional e que colabora com a sociedade rondoniense na formação de cidadãos.
Vera Lúcia e Sandro Sandro Silveira destacam as conquistas obtidas nos últimos anos e começam a trabalhar as mudanças que irão ocorrer nos próximos anos, visto que o objetivo do governo do Estado é o de que o Carmela Dutra oferecer o Ensino Médio e Integral a partir de 2020.
Os gestores escolares agradeceram aos ex-servidores, ex-diretores e autoridades que prestigiaram a comemoração dos 70 anos do Carmela Dutra e aproveitou para desejar um Feliz Natal e Próspero 2018.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Chapinha Paes