Governo de Rondônia
29/03/2024

SAÚDE DA MULHER

Carreta da prevenção continuará com atendimentos em novembro; Guajará-Mirim e Nova Mamoré serão visitadas

30 de outubro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Palestras de sensibilização falam sobre a importância da prevenção

Com uma programação específica para o mês de sensibilização quanto à prevenção, com o tema “Câncer de mama e colo do útero: vamos tocar nesse assunto?”, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) tem ações com a unidade móvel e o apoio ao Hospital do Amor em Porto Velho durante todo o ano.

Além de palestras realizadas nos dias 4 – no auditório do Senac para servidoras e acadêmicas de enfermagem, 18 – no Porto Organizado de Porto Velho, e 19 – no auditório da Sesau, a carreta da Sesau esteve nos dias 3 e 4 no estacionamento do Palácio Rio Madeira atendendo às servidoras estaduais com 90 agendamentos de preventivos e 82 mamografias realizadas.

Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher da Sesau, Clenilda Aparecida dos Santos, embora os funcionários que atendem na carreta sejam do Hospital do Amor, a unidade móvel é cedida pela secretaria, e ainda há um convênio do estado com repasse para o hospital no valor de R$ 1,9 milhões mensais.

Clenilda explica que os procedimentos de coleta preventiva e mamografias não têm maior registro no período porque a procura acontece nos 12 meses do ano. “Inclusive, acredito que muitas devem pensar que se deixar para fazer em outubro as vagas estarão lotadas, mas na verdade, os atendimentos são realizados todos os meses e sempre temos vagas, principalmente na carreta. Ainda há muito pouca procura para a prevenção”, revela.

Somente em Porto Velho, com a população feminina estimada de 15.664, em 2017 apenas 3.427 exames foram realizados na faixa etária mais necessária, que é dos 50 a 69 anos. “Isso por falta de procura das mulheres. Consciência nós já temos, o que falta é sensibilização por parte das mulheres em prevenirem a doença através dos exames. É muito importante que todas façam a prevenção anual”, completa a coordenadora. Em Rondônia, foram realizadas em 5.862 mamografias em 2017.

As empresas que têm interesse em levar o atendimento através da unidade móvel às funcionárias, deve adiantar o pedido em uma semana, já com o pré agendamento das mulheres. “Nesta terça (30) foi a vez do Supermercado Atacadão, e na quarta (31) a carreta atende na Paróquia São Cristóvão”, diz Clenilda.

De acordo com o cronograma, as ações da carreta seguem no dia 1° de novembro, atendendo na Unidade Básica de Saúde Areal da Floresta, de 5 a 7 em Aliança, no dia 8 o atendimento será na Igreja Adventista Nova Porto Velho, dia 9 é a vez da Vila Princesa, de 12 a 14 no Hospital de Base Ary Pinheiro, na capital. Do dia 20 ao 23 a carreta estará em Guajará-Mirim e de 26 a 27 em Nova Mamoré. Já no dia 29, o atendimento será às mulheres de Nova Dimensão.

Clenilda lembra que os exames podem ser solicitados nas unidades de atenção básica municipais, sendo o estado apoiador de todas as execuções das ações voltadas à saúde da mulher.

Leia também:

 Campanha Novembro Azul deste ano foca na prevenção às diversas doenças que acometem os homens


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Divulgação/ Sesau
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo