Governo de Rondônia
17/04/2024

CIDADANIA

Carta Constitutiva do Conselho Comunitário de Segurança Pública é entregue ao Bairro Nacional em Porto Velho

07 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade de entrega da Carta Constitutiva do Conselho Comunitário de Segurança do bairro Nacional

A Carta Constitutiva é o documento que oficializa as atividades desenvolvidas pela comunidade local. Em Porto Velho, três bairros criaram o Conselho Comunitário, Ulisses Guimarães, Cohab e Nacional. Este último, é o primeiro a receber da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) a Carta Constitutiva. Na noite de ontem (6), o secretário de Segurança de Rondônia, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, entregou a Carta Constitutiva do Conselho Comunitário de Segurança Pública aos representantes do Conseg do Bairro Nacional.

O Conselho Comunitário é criado pelos moradores. E tem reconhecimento do Estado através da Carta Constitutiva. Fazem parte do Conseg pessoas escolhidas pela comunidade. São eleitos um presidente, uma diretoria pelo prazo de dois anos, podendo ser renováveis por mais dois. Os conselheiros não tem qualquer tipo de remuneração ou vinculação político partidária, são voluntários.

Os membros devem se reunir uma vez ao mês para relatar e discutir o cenário de segurança pública na região onde moram. A Comunidade define um tema para a reunião. Além de roubos e assaltos, o Conseg traça estratégias preventivas que podem colocar em risco a segurança da população. A falta de iluminação, terrenos baldios, conduta de segurança nos condomínios, focos de doenças como por exemplo, a proliferação de mosquitos causadores da dengue, locais com tráfego de veículos inadequados, falta de sinalização urbana, riscos na área da defesa civil entre os assuntos.

“A Criação do Conselho vai permitir que a comunidade consiga, num caminho mais curto, resolver os problemas, podendo nos convocar, eventualmente, para uma reunião. Haverá mais aproximação do Estado com a comunidade local. Facilitara na obtenção de recursos, através do CNPJ eles podem apresentar projetos para adquirir recursos, inclusive do governo federal,” explicou Pachá.

Fazem parte do Conselho Comunitário do bairro Nacional a senhora Angela Maria Ferreira de Castro, que ocupa a função de presidente. Juntamente com os demais componentes: vice-presidente -Raimundo Nonato de Castro Estevo, primeiro secretário – Ilzomar Gama de Araújo, segundo secretário – Maiara Cardoso da Silva e a Diretora Social e assuntos Comunitários – Lane Barbosa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Léia Castro
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo